5 dicas para você economizar energia com o ar-condicionado
Em qualquer época do ano, o ar-condicionado é indispensável para a climatização dos ambientes. Entretanto, mesmo proporcionando tanto conforto, esse aparelho ainda é visto como um “vilão” da conta de luz. O gasto de energia elétrica gera dúvidas em muita gente, porque se acredita que ele pode aumentar drasticamente o consumo.
Mas você sabia que é possível aproveitar todos os benefícios do ar-condicionado sem abrir mão do seu controle financeiro? Veja, neste post que preparamos, 5 dicas para economizar energia com o ar-condicionado!
1. Atente-se à compra do aparelho
A economia começa na compra. Antes de mais nada, é importante que você se atente à escolha adequada do seu aparelho. Leve em conta a potência, tamanho e marca do ar-condicionado. Dê preferência a modelos com recursos de programação, como o Timer e Sleep, e que seja inverter, caso você pretenda deixá-lo ligado por bastante tempo.
Além disso, verifique se o ar-condicionado possui o Selo Procel de Economia de Energia, para garantir a eficiência energética do equipamento.
2. Mantenha a temperatura adequada
Essa dica vale tanto para economizar energia com o ar-condicionado como para o cuidado com a saúde. Afinal, se você combinar as altas temperaturas do verão, por exemplo, ao frio exagerado do aparelho, pode acabar sofrendo choques térmicos ou doenças respiratórias.
Para prevenir problemas, você deve manter a temperatura do ar-condicionado a 23ºC. Dessa forma, é possível manter o bem-estar das pessoas no ambiente refrigerado e ainda evitar altos custos na conta de luz.
3. Programe a função sleep do aparelho
Se o modelo do seu ar-condicionado contar com a função sleep, use-a na hora de dormir. Ela garantirá a regulagem de temperatura durante toda a noite, exigindo o menor esforço possível do aparelho para resfriar o ambiente.
Ao fazer isso, portanto, você não precisará acordar para ajustar seu ar-condicionado ou correr o risco de gastar mais energia do que o necessário.
4. Use ventilador com o ar-condicionado
Conciliar o uso de ventilador de teto com o aparelho refrigerador ajuda a economizar até 5% de energia a cada 1ºC. Isso porque, ao trabalharem juntos, esses dois equipamentos distribuem melhor o ar resfriado no cômodo, aumentando a eficiência energética do ar-condicionado.
Preparamos um post especial, em que explicamos como e porque o método de usar esses dois aparelhos é capaz de poupar a conta de luz. Leia mais sobre como economizar energia elétrica com o uso de ventilador e ar-condicionado clicando aqui!
5. Faça a manutenção correta do aparelho
Lembre-se também de que a manutenção do ar-condicionado é fundamental para seu funcionamento com ótimo custo-benefício. Cuidados como a limpeza dos filtros, higienização das unidades internas e externas, entre outras especificações do fabricante, são necessárias para a maior durabilidade e eficiência do equipamento.
Viu só como você pode, sim, economizar energia com o ar-condicionado? Tomando algumas medidas básicas, os ambientes ficam bem climatizados enquanto o valor da conta de luz não sofre aumento.
Agora, clique aqui e conheça os três tipos de manutenção que aumentam a vida útil do seu aparelho.
Deixe um comentário