Com a chegada do calor, existe uma tendência de as pessoas passarem mais tempo em cômodos climatizados. Afinal, todo mundo quer fugir das altas temperaturas, não é mesmo? Porém, os espaços resfriados artificialmente costumam ficar mais secos, com baixa umidade, o que traz problemas respiratórios e desconforto. É justamente aí que entra o umidificador de ar!
Esse aparelho é perfeito para ambientes como o quarto, a sala ou o escritório. Afinal, ele ajuda a equilibrar o nível de umidade, o que facilita a respiração e previne micro-organismos e sujeira. Quer saber que outras vantagens o umidificador de ar oferece? Então acompanhe nosso post!
Economia
Além de ter uma vida útil longa e ser barato, o umidificador de ar consome pouca energia elétrica. Por essa razão, ele é um apoio para a família na economia de dinheiro. Com menos bactérias e impurezas em circulação, os usuários gastam menos com medicamentos.
Ação contra o bolor e micro-organismos
O umidificador de ar é um importante aliado no combate ao bolor provocado pelo excesso de umidade. Mais uma recompensa desse equipamento é que, quando usado com água filtrada, ele não dissipa bactérias e germes, o que purifica a área servida.
Isso acontece porque a névoa é seca e fria, algo que desfavorece a multiplicação de fungos, germes e similares.
Compatibilidade com o ar-condicionado
O umidificador de ar pode e deve ser usado no verão para ampliar os benefícios do ar-condicionado. Sim, é possível utilizar ambos os aparelhos ao mesmo tempo. O primeiro eletrodoméstico deixa a umidade controlada e, o último, resfria o espaço.
Aliás, é importante esclarecer que o umidificador de ar deixa o local mais refrescante, mas não reduz a temperatura.
Além disso, ao adotar essa prática, é preciso tomar algumas medidas de segurança. Assim, não ligue os dois equipamentos simultaneamente por mais de três horas. Caso isso aconteça, pode aparecer mofo e haver a contaminação por bactérias e afins.
Uso fácil
O umidificador de ar é bem prático de ser acionado. Para isso, você deve preencher o reservatório com água do filtro, na quantidade indicada pelo fabricante. Depois, é só ligar o equipamento na tomada e esperar alguns segundos. Assim, o espaço rapidamente se torna mais agradável.
Redução de alergias e complicações respiratórias
Com a umidade baixa em um recinto, muita gente sente dificuldades na respiração ou sofre com processos alérgicos. Nesse contexto, o umidificador de ar ajuda a dormir melhor, principalmente no caso de idosos e crianças pequenas, mas vulneráveis às condições do ar.
Assim, um ambiente umidificado reduz as crises de alergia, as tosses secas, os incômodos no peito e o lacrimejar dos olhos. Quando o ar fica muito seco, as mucosas do corpo também passam por um ressecamento. Com isso, é mais fácil que o organismo seja invadido por bactérias e germes. Nesse quadro, doenças como asma, rinite e sinusite costumam se agravar.
Portanto, o verão está chegando, e é hora de se preparar para ele. Desse modo, você já deve ter percebido que o umidificador de ar não é útil somente no inverno. Afinal de contas, em recintos com ar-condicionado, o ambiente também fica mais seco no calor.
Com o suporte desse aparelho, que é barato, a família consegue até economizar eletricidade, já que dependerá um pouco menos do refrigerador. Gostou do artigo?
Que tal descobrir mais macetes para poupar com a conta de luz? É fácil: veja também nosso post sobre como consumir menos energia com o ventilador e o ar-condicionado!
Deixe um comentário