Atenção aos cuidados com o ar-condicionado
Os cuidados com o ar-condicionado são muito importantes para evitar acidentes, principalmente choques elétricos. Desse modo, conservar bem esses aparelhos são fundamentais para que eles não coloquem a vida das pessoas em risco. Geralmente, as maiores vítimas de incêndios desse tipo são os técnicos do setor.
Em grande parte dos casos, isso acontece quando os profissionais não seguem as recomendações de segurança. Porém, pessoas sem o embasamento técnico necessário, quando resolvem improvisar na manutenção e na instalação, também se tornam vulneráveis a queimaduras por eletricidade.
Por que a manutenção do ar-condicionado é importante?
A manutenção e a instalação do ar-condicionado são fundamentais para que o eletrodoméstico não quebre e pare de funcionar de uma hora para outra. Desse modo, se as peças se desgastam com o tempo ou sofrem deteriorações, o aparelho passa a funcionar abaixo de sua capacidade.
Assim, um dos primeiros efeitos do descaso nesses quesitos é um ambiente não tão fresquinho e aconchegante. Além disso, quando falamos na manutenção, não são apenas as questões técnicas que estão em jogo.
Desse modo, higienizar de modo correto é indispensável também. Quando deixamos o ar-condicionado sujo, fungos e bactérias se proliferam. Ou seja, esses micro-organismos ficam impregnados nos filtros e nos tubos do equipamento. Conforme o uso do refrigerador de ar, essas impurezas são despejadas dentro do recinto.
Com isso, os usuários que estão no ambiente ficam com mais expostos a complicações respiratórias e processos alérgicos. Mas existem ainda os problemas de vazamento de água, que deixam o chão sujo e escorregadio. Isso provoca diversos casos de quedas, que podem gerar lesões graves.
Os cuidados com o ar-condicionado também diminuem a incidência de acidentes com o sistema elétrico, que podem desencadear queimaduras e choques. Aliás, fazer a manutenção com regularidade é uma das principais medidas de segurança nos ambientes climatizados.
Caso real
Em 2019, um mecânico de 18 anos sofreu uma descarga elétrica durante a instalação de um ar-condicionado em uma loja de peças de carro, no bairro Vasco da Gama, Recife. Mesmo socorrido pelo Corpo de Bombeiros, a vítima chegou morta ao hospital.
Segundo o gerente do estabelecimento, o jovem não teria tomado os devidos cuidados com a espessura do concreto durante o procedimento.
Quais são os benefícios dos cuidados com ar-condicionado?
Os cuidados com o ar-condicionado, embora sejam uma obrigação das empresas e condomínios, também trazem muitos benefícios. Afinal, o aparelho em dia com suas condições técnicas puxa menos eletricidade. Contudo, existem diversas outras recompensas. Confira apenas algumas delas:
- Evitar anomalias na operação;
- Reduzir o risco de contaminação do ar;
- Ampliação da vida útil, isto é, o aparelho dura mais tempo;
- Economia com despesas elétricas desnecessárias;
- Menos gastos nas reparações eventuais.
Quando realizar a manutenção do aparelho?
Os cuidados com o ar-condicionado devem ser periódicos e preventivos. Por essa razão, a cada 6 meses ou no máximo uma vez por ano, providencie uma limpeza completa do equipamento.
Com a contratação de técnicos peritos no seu modelo de ar-condicionado, a empresa fica muito mais tranquila tanto em relação aos acidentes como no desempenho do dispositivo.
Afinal, os profissionais treinados são cruciais na desmontagem e remontagem, além de serem capazes de detectar quando um componente estiver prestes a apresentar problemas. No próximo tópico, vamos falar mais a fundo sobre o papel dos especialistas.
Como contratar um profissional pode reduzir os riscos?
Primeiramente, um profissional tem todo o conhecimento apropriado para lidar com aquele modelo de eletrodoméstico que você comprou. Normalmente, ele conhece o manual técnico do produto e as instruções de instalação dadas pelo fabricante. Esse know how torna o processo mais veloz e confiável.
Além disso, um profissional sabe quais são os perigos mais comuns durante a execução desses trabalhos. Assim, as chances de um acidente acontecer são reduzidas.
Quais são os principais cuidados com o ar-condicionado?
Simples atitudes preventivas fazem toda a diferença na segurança quando falamos sobre os cuidados com o ar-condicionado. Desse modo, são ações fáceis de fazer, como desligar o equipamento da tomada antes de iniciar os serviços. Embora o mais seguro seja contar com especialistas do setor, é bom saber um pouco sobre o assunto. Assim, você terá condições de avaliar a qualidade do trabalho contratado. Por isso, separamos algumas dicas.
Cuidados com o ar-condicionado
- Limpe o ar-condicionado depois que o ventilador interno parar de funcionar;
- Utilize um pano macio e seco;
- Antes que o equipamento seja reparado ou desmontado, desconecte o ar-condicionado da alimentação elétrica. Além disso, certifique-se de que todos os interruptores estão desligados;
- Instale um disjuntor exclusivo para o ar-condicionado;
- Se a unidade interna ficar molhada, desligue imediatamente o cabo de força e entre em contato com o centro de assistência mais próximo;
- Antes de ligar o produto, recoloque todas as partes;
- Use sempre o controle remoto quando quiser desligar o aparelho;
- Não mexa no equipamento com as mãos molhadas ou com o ambiente úmido;
- Jamais limpe o ar-condicionado com água;
- Nunca abra a grade frontal enquanto o aparelho estiver em funcionamento;
- Gases inflamáveis, como inseticidas, não devem circular perto do ar-condicionado;
- A tomada não pode estar danificada, empoeirada nem com o cabo ou o soquete frouxos;
- Não corte a tomada nem conecte com um cabo elétrico diferente;
- Não puxe o cabo elétrico e não toque a tomada com as mãos;
- Não coloque a mão ou objeto na saída de ar da unidade evaporadora (interna) e condensadora (externa). A unidade possui um ventilador girando em alta velocidade.
Qual o papel dos materiais de limpeza de qualidade na instalação e manutenção do ar-condicionado?
A instalação e a manutenção do ar-condicionado exigem bons profissionais e técnicas. Entretanto, nada disso adianta sem materiais de limpeza adequados para cada componente.
Os produtos de limpeza devem ser compatíveis com as peças do sistema. Em outras palavras, não é muito seguro limpar todo o ar-condicionado com um único químico.
Por causa disso, as melhores empresas do setor disponibilizam fórmulas específicas para as serpentinas dos refrigeradores de ar, por exemplo. Da mesma maneira, o correto é usar químicos desenvolvidos especialmente para limpar a bandeja do aparelho. Ou seja, cada peça requer um tratamento de higienização, de acordo com as propriedades de seus componentes.
Caso o composto aplicado no processo não seja de boa procedência, a limpeza ficará prejudicada. Nesse cenário, são grandes as possibilidades de contaminação do ar e até de danos no eletrodoméstico.
Sem contar que os produtos de qualidade têm alto pode de ação, resultando em excelente custo-benefício para o consumidor. Então, viu como é importante levar a sério os cuidados com o ar- condicionado? Quer saber como tornar isso muito mais fácil? Então leia nosso artigo sobre a linha Gatti Química de produtos para limpar ar-condicionado!
Não entendi o tamanho da espessura do concreto que matou o tecnico em Recife.
Oi Claudio, segue a matéria completa: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2019/01/29/homem-morre-eletrocutado-durante-instalacao-de-ar-condicionado-em-loja-de-pecas-de-carros.ghtml