Como fazer um certificado de limpeza de ar condicionado
Hoje em dia, a climatização de ambientes, que no passado era tratada como um luxo, virou uma necessidade. Diante disso, a expansão de serviços envolvendo a higienização e os consertos de refrigeradores se tornou inevitável. Porém muitos técnicos ainda têm dúvidas sobre como fazer um certificado de limpeza de ar-condicionado.
Contudo, tais pareceres são extremamente importantes para os clientes. Afinal, esse documento serve como prova às empresas contratantes de que seus sistemas de refrigeração estão em ordem. Assim, com o laudo, é possível confirmar que os equipamentos foram limpos conforme as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da legislação.
Quer saber mais? Então veja neste post nossas dicas de como fazer um certificado de limpeza de ar condicionado. Acompanhe!
Veja quem está autorizado a emitir o documento
Quando falamos em limpeza do ar-condicionado, existem dois documentos envolvidos. Nesse caso, a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). Por essa razão, no tema como fazer um certificado de limpeza de ar condicionado, é importante saber o papel de cada colaborador nesses relatórios.
Nesse contexto, é fundamental compreender que a ART deve ser assinada por um engenheiro, apesar da lei federal Lei Federal 13.589, que flexibilizou a atuação de técnicos do setor. Com essa legislação, que entrou em vigor em janeiro de 2018, os profissionais técnicos de ar-condicionado passaram a ser autorizados a prestar assistência técnica e assessoria nas atividades que envolvem a qualidade do ar.
No entanto, o Conselho Regional de Engenharia (CREA) reforça que a ART deve ser de responsabilidade de engenheiros.
Já para elaborar o PMOC, a lista com os profissionais habilitados é dividida em duas vertentes:
- limpeza e manutenção;
- avaliação biológica, química e física.
Desse modo, para a primeira tarefa, os responsáveis técnicos podem ser engenheiros mecânicos, engenheiros industriais ou tecnólogos da área de engenharia. Porém, para a segunda ramificação, os profissionais responsáveis licenciados são os engenheiros químicos, os engenheiros industriais, os engenheiros de Segurança do Trabalho e os tecnólogos de Engenharia Química.
Descubra a importância do laudo
Antes de entender como fazer um certificado de limpeza do ar-condicionado, é bom conhecer para que ele serve. Afinal de contas, a higienização desses aparelhos afeta diretamente a qualidade do ar em um espaço. Ou seja, esses procedimentos têm uma ligação direta com a saúde das pessoas.
Assim, esses laudos evitam que uma empresa seja multada ou interditada pela Anvisa. Além disso, esses pareceres são importantes para garantir a eliminação de resíduos e micro-organismos. Isso porque os filtros do ar-condicionado acabam retendo partículas de poeira, bactérias, ácaros e fungos.
Confira o que colocar no relatório
As regras sobre a frequência de limpeza de climatizadores devem seguir o PMOC de cada local. No entanto, geralmente, o intervalo entre um procedimento e outro varia de 30 dias para filtros e para a bandeja.
Por sua vez, o umidificador de ar deve ser limpo a cada 90 dias. Da mesma forma, a cada trimestre, os filtros descartáveis têm de ser trocados.
Confira algumas informações fundamentais de como fazer um certificado de limpeza de ar-condicionado!
Título
O primeiro passo de como fazer um certificado de limpeza de ar condicionado é escolher um título para identificar o tipo de documento. Além disso, essa frase tem que ficar bem destacada. Dessa forma, uma boa proposta é colocar no alto da página, de forma centralizada. Acompanhe nossa proposta de título:
“Certificado de higienização de ar-condicionado!”
Dados do cliente
Também é importante inserir no laudo os dados da empresa atendida. Desse modo, ponha informações como nome, CNPJ, endereço etc.
Prazo de validade e número de equipamentos
Ao emitir o laudo de limpeza do ar-condicionado para os clientes, o técnico encarregado ou responsável deve fazer uma listagem com a quantidade de aparelhos em cada empresa atendida. Além disso, é preciso inserir a data do procedimento, seu tempo de validade e o prazo para a próxima higienização.
Assinatura
Por fim, lembre-se de colocar a assinatura do profissional responsável pelo documento. Nesse caso, essa pessoa deve atestar que a limpeza foi feita em total cumprimento à Legislação Federal 13.589 e à Resolução Número 9 da Anvisa.
Mais um passo indispensável de como fazer um certificado de limpeza de ar condicionado é a honestidade. Por esse motivo, se você está habilitado para fazer o laudo, jamais venda a terceiros para os quais você não tenha prestado serviços.
Afinal, isso pode comprometer sua carreira e as condições de saúde dos que trabalham ou circulam nesse ambiente. Gostou do conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas aprendam sobre o assunto!
Deixe um comentário