Para realizar uma limpeza eficaz na cozinha é preciso elaborar um planejamento e métodos que devem ser seguidos diariamente, pois é uma atividade de extrema importância. O objetivo é evitar contaminações e outros problemas que podem surgir por conta de hábitos de limpeza inadequados.
Confira no conteúdo de hoje, como manter corretamente a higienização de cozinhas industriais!
Importância da limpeza de cozinha industrial
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável pela fiscalização das práticas de higiene em locais como as cozinhas industriais e é imprescindÃvel que os responsáveis por essas áreas estejam atentos quanto à s exigências dos fiscalizadores, além de monitorar as práticas de limpeza e higiene diárias feitas nas cozinhas.
Para realizar essa tarefa, é fundamental conhecer as regras da ANVISA e saber aplicá-las no dia a dia. Como as exigências que diz respeito ao espaço, equipamentos, utensÃlios usados e manipulação dos alimentos, afinal, há riscos de contaminação alimentar por micróbios, parasitas e substâncias tóxicas.
Essas regulamentações servem para proteger os clientes e as demais pessoas que consomem alimentos produzidos em uma cozinha industrial.
Como realizar a limpeza de cozinhas industriais?
O gestor responsável pela cozinha deve ter um checklist constando todos os processos de limpeza, sendo eles diários, semanais ou mensais. É importante determinar as regiões que demandam uma limpeza planejada, como geladeiras e freezers.
É importante identificar as áreas que necessitam de limpeza e higienização todos os dias, como pisos, bancadas, fogão e utensÃlios.
Para que você tenha um controle mais eficaz, anote todas as atividades de higienização e limpeza que são realizadas, possibilitando encontrar e corrigir possÃveis falhas nos processos.
Limpeza dos utensÃlios e equipamentos da cozinha
Lugares sujos são espaços perfeitos para a proliferação de micróbios que podem contaminar os alimentos. Por isso, é importante que superfÃcies e itens como tábuas de corte devem estar impecáveis, pois, rachaduras e outros defeitos favorecem o acúmulo de sujeira e, consequentemente, o aumento de bactérias.
Ambiente em geral
A limpeza diária da cozinha industrial deve englobar utensÃlios, bancadas, pisos e equipamentos como fornos, fritadeiras e grelhas que, por conta do uso constante, estão sempre sujos.
A limpeza semanal deve incluir geladeiras, freezers, paredes, prateleiras e armários.
Para a limpeza mensal, organize dias especÃficos para cuidar de áreas e equipamentos como máquinas de gelo, teto, janelas, luminárias, caixa de gordura e quaisquer outros espaços e utensÃlios mais complexos.
O ideal é trocar regularmente os panos utilizados na limpeza, pois com o tempo podem acumular germes.
Produtos e equipamentos apropriados
Outro cuidado é quanto aos produtos de limpeza a serem usados.
UtensÃlios precisam ser lavados com água, sabão e esponja, item que deve ser trocado com regularidade, pois concentra um grande volume de bactérias. Após a lavagem em água corrente, é recomendado mergulhá-los em água fervente por 15 minutos, a fim de eliminar qualquer resquÃcio de sujeira.
Fogões, pias, bancadas e o chão precisam ser desinfetados para que os microrganismos causadores de doenças sejam eliminados. Importante respeitar as concentrações e diluições especificadas na embalagem do produto. É necessário também armazená-los em locais adequados, assim, os processos se tornarão mais eficientes!
✔ Vale ressaltar que todos os utensÃlios, equipamentos e produtos de limpeza usados na cozinha devem ser próprios para cada atividade realizada.
Os funcionários da limpeza devem ser capacitados para tal função, vestindo sempre uniformes e equipamentos de segurança adequados.
Por isso, conte o detergente Jet Coifa da Gatti, um desengordurante desenvolvido para emulsificar e dissolver óleos e gorduras em coifas autolimpantes, com rapidez e eficiência.
Além disso, temos uma linha completa de detergentes voltado para linhas institucionais. Para conferir basta preencher o formulário.
Descarte do lixo
O lixo pode atrair animais, insetos e é onde ocorre a multiplicação de substâncias contaminadoras.
O ideal é que para cada tipo de lixo exista um local separado para o descarte. Tenha lixeiras especÃficas para vidros, metais, plásticos, papel, papelão, resÃduos orgânicos e lixo geral que não se enquadra nas outras categorias.
A cozinha precisa de lixeiras acionadas por pedais e sacos resistentes e após ter contato com o lixo, o trabalhador deve lavar as mãos de forma adequada.
Higiene dos funcionários
Os responsáveis pela manipulação dos alimentos precisam seguir uma série de precauções que devem começar antes mesmo de entrarem na cozinha, como banhos diários, unhas sempre cortadas e sem esmaltes, cabelos presos e cobertos por toucas são algumas das regras básicas.
Não é recomendável que os colaboradores usem anéis, relógios, pulseiras e maquiagem, no caso de homens, a barba aparada ou nula. O uniforme deve ser trocado diariamente e, assim como os aventais, precisam estar sempre limpos. Nos pés, calçados de segurança apropriados.
Limpeza pesada na cozinha industrial
É importante realizar limpezas mais pesadas em toda a cozinha industrial, incluindo o estoque. A ação é necessária porque, com o tempo, o espaço vai acumulando sujeiras como gorduras, que uma limpeza do dia a dia não é capaz de eliminar.
Cabe ao responsável pelo espaço avaliar a necessidade de contratar uma empresa especializada em dedetização, garantindo que todas as áreas da cozinha permaneçam livres de sujeiras que atraem microrganismos e insetos, colocando em risco a saúde dos colaboradores.
Gatti QuÃmica
A Gatti QuÃmica conta com uma categoria de produtos voltados para a higienização profissional. Independente do segmento da sua empresa, temos a solução que o seu negócio precisa.
Você também pode visitar nossa loja de produtos para limpeza ou se preferir, entre em contato conosco para tirar dúvidas com nossa equipe profissional e treinada para auxiliar na escolha dos produtos.
Deixe um comentário