O uso de ar-condicionado já faz parte da vida de muita gente, principalmente em lugares mais quentes. Mas, como sabemos, para que ele traga benefícios às pessoas, é fundamental que sua higienização e manutenção estejam em dia. Isso não só evita o desenvolvimento de problemas de saúde, como também garante o bom desempenho do equipamento.
O que costuma preocupar os consumidores, no entanto, é o custo desse cuidado com o aparelho. Para tirar suas dúvidas quanto a esse assunto e esclarecer qual o valor de limpeza de ar-condicionado, preparamos este post! Entenda, a seguir, porque a melhor opção é buscar ajuda profissional e que fatores são considerados no momento de cobrar pelo serviço.
A importância da limpeza do ar-condicionado
Em outros artigos aqui no blog, já explicamos a importância da higienização do equipamento refrigerador (clique aqui para ler mais). Quando está limpo, o sistema filtra o ar com facilidade e não fica sobrecarregado, o que diminui o gasto com energia elétrica e garante o bom desempenho do aparelho.
Além disso, se o ar-condicionado não for higienizado, ele pode se tornar o ambiente perfeito para a proliferação de vírus e bactérias. Esses microrganismos são os principais causadores de doenças respiratórias e alergias.
Por que contratar um profissional para fazer a limpeza
Embora possa parecer simples, a limpeza de ar-condicionado deve ser realizada por um profissional da área. Ele saberá manusear os produtos químicos, com técnicas adequadas.
Os filtros, por exemplo, merecem atenção especial, porque são os principais responsáveis pela qualidade do ar. Há, ainda, a tubulação e o trocadores de calor que demandam um cuidado especial. Ao tentar limpá-los sem orientação profissional, você correrá o risco de comprometer o funcionamento do aparelho e o bem-estar de pessoas expostas a ele.
Qual o valor de limpeza do ar-condicionado
Dependendo do modelo, tamanho e BTUs do seu ar-condicionado, a limpeza pode custar de R$150 a R$400. Outros valores de manutenção, como a reposição do gás, são cobrados a parte e variam de acordo com a necessidade.
No momento de contratar o profissional, faça uma pesquisa de preços e leve em conta fatores como:
- reputação do profissional;
- valor previamente combinado dos serviços;
- garantia da limpeza;
- orçamento da manutenção necessária.
Depois de saber qual o valor da limpeza de ar-condicionado, entenda o que é considerado pelo profissional na hora de cobrar pelo trabalho:
Mão de obra especializada
A mão de obra especializada é fundamental para evitar erros na higienização do equipamento. Esse conhecimento demanda investimento de tempo e dinheiro por parte do profissional. Por isso, nada mais justo do que ele incluir esse custo no preço da limpeza, não é mesmo?
Material de limpeza adequado
Outro fator que influencia o preço são os materiais de limpeza utilizados. Os técnicos aplicam produtos químicos desenvolvidos exclusivamente para a manutenção segura e eficaz de todas as peças. Esse custo, é claro, acaba entrando no orçamento.
Tenha em mente que a manutenção do seu aparelho não é um gasto, e sim um investimento. Afinal, independentemente de qual o valor de limpeza do ar-condicionado, ela sempre será mais barata do que comprar um equipamento novo ou fazer grandes consertos por falta de cuidados.Aproveite para ler nosso post sobre os sinais de que está na hora de fazer a manutenção do seu ar-condicionado!
Deixe um comentário