Elimine resíduos de cimento e concreto no seu pós-obra

Publicado em 13 de julho de 2018
resíduos de cimento

A parte mais estressante já passou, mas ainda não chegou o momento de sentar e relaxar. Saiba como se livrar da sujeira deixada por uma obra.

Quem não ama mudar a casa? Pois é, mas isso significa obra, poeira, restos de argamassa pelo chão, ou seja, uma sujeira sem fim. Assim que a sua obra for terminada, é a hora de eliminar os resíduos de cimento e concreto e aproveitar o seu cantinho ao máximo. Mas como?

1. Limpeza a seco

 

O pó deixado por uma obra é diferente do rotineiro em casa. Tem gesso, que com água vira uma maçaroca. Tem pó de tijolo que se molhado sai manchando tudo de laranja. Pó de cimento que com água gruda em tudo. Ou seja, o melhor é só começar a limpar com água depois de ter feito toda a limpeza seca.

Comece com a vassoura de pelo, depois você pode usar aspirador. Mas, por via das dúvidas, traga vários sacos do aspirador de reposição.

2.Lavadora a pressão

Depois da limpeza a seco, você pode optar por usar uma lavadora a pressão, a popular Wap. Mas muito cuidado com água com pressão em rejuntes que foram aplicados há menos de um mês, senão pode sair tudo e você terá que aplicar todo o rejunte de novo, esperar de novo e limpar de novo. Isso porque em construções de casas, dificilmente o construtor espera o tempo de cura recomendado pelos fabricantes dos rejuntes, que podem chegar a 20 dias.

3. Detergentes específicos

A limpeza será muito mais eficiente se realizada com produtos específicos para a situação, não é? Por isso, procure no mercado detergentes para limpeza de pedras, e remoção de resíduos de cimento.

Para aplica-lo, use aquela bucha aquela azul própria para não riscar teflon. Palha de aço, só se for de inox e específica para não riscar. Use apenas panos de algodão e alvejados, nesse caso, dispense a flanela e os panos coloridos; para pó os melhores são os de microfibra eletrostáticos.

Algumas superfícies merecem atenção especial para que elas não corram nenhum risco de serem deterioradas durante a limpeza:

  • Vidros

Parece que não, mas eles também são agredidos pela sujeira. Use pano seco ou aqueles espanadores eletrostáticos. Só depois desse processo o uso de pano branco de algodão e limpa-vidro com amoníaco em spray está liberado. É rápido e fica bem limpinho.

  • Adesivos

É comum as louças sanitárias ficarem com papéis protetores colados, tipo craft. O melhor é encharcar bem para amolecer e tirar com cuidado com uma espátula, plástica, por favor. A metálica risca a louça e o melhor é dispensar a lã de aço. Se ainda precisar de reforço para tirar pedacinhos menores, use a bucha azul com água quente e não se esqueça de usar luvas em todo o processo.

  • Aço Inox

Esse é um material que não deve nem passar perto de algo abrasivo. Mesmo que esteja muito sujo, comece de forma suave e repita quantas vezes precisar. Comece com água e detergente suave, neutro ou removedor a base de amônia, diluído em água morna (nunca muito quente). Para secar bem no final, use um pano macio ou toalha de papel macia.

Se a obra tiver judiado demais do seu inox novinho e nada disso estiver adiantando, não apele aos saponáceos ou polidores, e também não invente! Antes de estragar ainda mais sua linda (e cara) pia de inox, parta para produtos profissionais. 

Só lembre que a limpeza deve ser feita de dentro para fora. Basicamente, a intenção é não sujar onde já está limpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *