Janelas X Ar-condicionado: tire suas dúvidas!

Publicado em 22 de outubro de 2019
Sala de uma casa bem iluminada e arejada com ar- condicionado e janelas

O Brasil é um país tropical de clima bem quente e, com a chegada do verão, os itens janelas e ar-condicionado voltam à tona na rotina. Afinal de contas, com a subida das temperaturas, fica cada vez mais complicado ter bem-estar sem um refrigerador.

Aliás, em algumas partes do país, faz um calor intenso durante as quatro estações. Desse modo, esse aparelho foi ficando cada vez mais popular. Apesar disso, muita gente ainda tem dúvidas sobre o ar-condicionado e sua forma de uso correta. Por essa razão, resolvemos esclarecer a melhor maneira de aproveitar esse abençoado eletrodoméstico. Acompanhe!

Influência das janelas abertas no desempenho do aparelho

Quando o assunto são as janelas e o ar-condicionado, é preciso ligar o equipamento com elas fechadas. Dessa maneira, a climatização se torna mais uniforme. Isso acontece porque, com as aberturas, a parte de um cômodo que estiver perto do ar quente — que vem do lado de fora — vai atrapalhar o resfriamento do restante do espaço.

Além disso, o mesmo problema ocorre quando há um vidro quebrado ou rachaduras que permitam a mistura do ar quente com o frio. Mais um desafio é que janelas abertas desgastam o ar-condicionado de uma forma mais veloz.

Por causa disso, algumas peças podem estragar, o que exigirá consertos. Em alguns casos, as janelas sem isolamento completo reduzem a vida útil do refrigerador por inteiro. Ou seja, esse mau emprego do eletrodoméstico pode levar à despesa com a aquisição de um novo modelo.

Economia de energia

Mais um bom motivo para deixar as janelas bem fechadinhas em lugares climatizados é o bolso. Isso mesmo! Com a invasão do ar quente, será exigido muito mais do mecanismo. Em outras palavras, haverá um gasto maior na conta de luz. Aliás, em períodos de calor extremo, o aumento do consumo de eletricidade pode chegar a até 45%. Veja como evitar um susto no fim do mês:

  • Adquira uma ou mais cortinas de ar: esses acessórios mantêm a qualidade da refrigeração mesmo se a porta ficar aberta, bem como impedem alterações no uso energético. Por isso, são ideais para comércios com um fluxo volumoso de pessoas;
  • Providencie limpezas mensais: resíduos e detritos funcionam como obstáculos para a circulação de ar. Assim, eles provocam deteriorações nos refrigeradores e seus componentes;
  • Isole os vidros: ambientes com muitos vidros e vidraças precisam de filmes para evitar a elevação da temperatura pelo excesso de luminosidade;
  • Regule o termostato da forma correta: a temperatura ideal deve ficar entre 22°C e 25°C.

Riscos do ar-condicionado em locais indevidos

Não são apenas as janelas que afetam o desempenho do ar-condicionado. Por esse motivo, antes da instalação do refrigerador, é crucial escolher uma posição adequada para esse equipamento. Do contrário, além de não funcionar bem e gastar mais eletricidade, o espaço fica vulnerável a acidentes: incêndios, curtos-circuitos e choques elétricos.

Dessa maneira, não coloque seu aparelho perto de lugares que esquentem, seja pela luz do sol, seja por outros eletroeletrônicos. Mais uma dica: cortinas, guarda-roupas, painéis, entre outros móveis e utensílios, podem obstruir a passagem do ar frio pelo recinto.

Assim, prefira uma parede livre para a implantação do item. E tem mais: a corrente de ar não deve ir diretamente para as pessoas. Do contrário, pode haver alergias, resfriados, tosses e demais problemas de saúde.

Diante disso, deixe o ar-condicionado no quarto ou na sala em altura superior às camas, sofás e cadeiras da sua casa, loja ou qualquer estabelecimento. Também é muito importante respeitar um vão de 15 centímetros para não encostar no teto. Esse procedimento é fundamental para a limpeza.

Portanto, para um melhor desempenho do ar-condicionado, é muito importante garantir que as janelas estejam fechadas, com a devida vedação e protegidas da luz solar, no caso de serem de vidro.

Também é bom lembrar que outros fatores trazem impacto para uma climatização de qualidade e realmente confortável. Assim, é possível garantir um recinto fresquinho e agradável para o calor que se aproxima.

Afora isso, com esses cuidados, não haverá surpresinhas com a conta de luz durante os meses de verão. Isso sem mencionar que o risco de ficar na mão pela quebra do equipamento será bem menor.

Quer saber mais sobre a utilização correta de refrigeradores? Então confira nossas 5 dicas para economizar energia com o ar-condicionado!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *