Medidas de segurança: saiba quais seguir!

Publicado em 19 de novembro de 2019
medidas de segurança

Com a chegada do verão, cada vez mais clientes querem suas casas e escritórios climatizados. Por esse motivo, aumenta-se a demanda de quem trabalha com refrigeração, seja por manutenções técnicas, seja para a instalação de ar-condicionado. Nesse contexto, aprender e até mesmo relembrar algumas medidas de segurança que envolvem esses serviços nunca é demais.

Afinal de contas, além de prestar um atendimento melhor, com mais informações é possível obter um clima de trabalho mais seguro. Isso vale tanto para as condições físicas dos técnicos quanto de equipamentos e da estrutura dos imóveis. Quer saber mais? Então veja neste post as medidas de segurança para instalação, limpeza e manutenção de ar-condicionado! Confira!

Providencie capacitação e reciclagem entre suas medidas de segurança

Uma das medidas de segurança mais importantes nessa área é conhecer um pouco sobre os principais equipamentos de refrigeração do mercado. Desse modo, procure participar de cursos ou obter materiais informativos de fabricantes. Geralmente, as empresas que produzem esses eletrodomésticos deixam os dados acessíveis.

Além disso, vai ajudar na sua rotina conhecer um pouco sobre a portaria 3.523. Afinal, essa legislação traz as regras para limpeza, manutenção, operação e controle dos sistemas de ar-condicionado em prédios.

De acordo com a Lei Federal 13.589, é obrigatório que um técnico habilitado elabore o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) do sistema de refrigeração em edifícios.

Mais uma boa fonte de medidas de segurança são as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho. No caso do ar-condicionado, dê atenção especial à NR 35 (trabalho em altura), à NR 6 (uso de Equipamentos de Proteção Individual) e a NR 1o (instalações e serviços de eletricidade).

Use EPIs e EPCs como medidas de segurança

Mais uma obrigação para a lista de medidas de segurança é utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) da forma correta. Afinal de contas, no trabalho com ar-condicionado, o profissional corre vários riscos.

Isso porque o colaborador sempre pode ser vítima de choques elétricos, de partículas tóxicas e até mesmo de um ferimento ao realizar sua atividade. Por essa razão, é fundamental tomar alguns cuidados para prevenir acidentes.

No caso da manutenção ou instalação de ar-condicionado em altura, serão essenciais EPCs com sistemas de cabo de aço. Além deles, a operação em altitude requer cinto paraquedista com talabarte e travaquedas. Veja mais exemplos de EPIs que devem fazer parte do cotidiano nesse setor:

  • óculos de proteção;
  • protetor auricular;
  • luvas de segurança com isolamento;
  • capacete;
  • botina.

Preste atenção no local e no equipamento

Uma das medidas de segurança para a instalação do equipamento é tirar as dúvidas sobre o ar-condicionado que entrará em operação antes da visita ao cliente. Por isso, pergunte sobre a voltagem do equipamento e o sistema elétrico da casa.

Dessa forma, você evita uma sobrecarga no futuro, o que pode provocar incêndios. Além disso, curtos-circuitos podem danificar o aparelho de refrigeração.

No caso do ar-condicionado de parede, é necessário verificar a planta do imóvel. Assim, garante-se que encanamentos e vigas não sejam atingidos na hora de romper a alvenaria.

Aplique produtos de limpeza adequados

Também não deve deixar de fazer parte das medidas de segurança uma escolha criteriosa dos materiais de limpeza do ar-condicionado. Afinal de contas, uma má higienização desse eletrodoméstico pode contaminar o ambiente com poeira, bactérias, fungos etc. Isso tudo é um perigo para a segurança sanitária.

Sem contar o fato de que a limpeza de má qualidade atrapalha o desempenho da climatização. Por esse motivo, aplique detergentes profissionais com desengraxantes potentes. Você pode, por exemplo, adquirir materiais específicos para as partes metálicas.

Do mesmo modo, estão disponíveis no mercado produtos feitos para limpar a serpentina do ar-condicionado. Assim, o técnico consegue remover lama, oleosidades, biofilmes, gorduras e graxas de um modo muito fácil e rápido. Além disso, são materiais que não deterioram o eletrodoméstico.

Portanto, no ramo de instalação e manutenção de ar-condicionado, é preciso seguir algumas medidas de segurança. Ou seja, manter-se informado, usar os equipamentos protetores e estudar as regras e leis são atitudes fundamentais.

Assim, você se mantém atualizado e fideliza a sua clientela! Afinal, esse conhecimento vai refletir na qualidade do trabalho.

Quer saber mais sobre essa área? Então leia também nosso post sobre a importância do laudo técnico na limpeza de ar-condicionado!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *