Quaternário de amônio: o que é e por que usar!

Publicado em 14 de julho de 2020
produtos para fazer limpeza

Na atualidade, a preocupação em controlar os micro-organismos perigosos para a saúde vem aumentando. Como consequência, os serviços de limpeza e desinfecção ganham cada vez mais importância. Por essa razão, pode ser interessante conhecer o quaternário de amônio. Afinal, ele tem uma atividade germicida muito alta e apresenta baixo custo na forma de desinfetante.

Desse modo, trata-se de uma substância que traz segurança sanitária para a gestão de facilities, com o combate a bactérias gram-positivas e gram-negativas. Isso significa que o produto à base de quaternário de amônio oferece uma limpeza bastante completa.

Esse composto é aplicado como ativo de muitos desinfetantes, desde aqueles mais convencionais, utilizados nos ambientes domésticos, até outros mais potentes, como os hospitalares.

Que tal saber mais sobre o quaternário? Então venha com a gente e confira!

O que é o quaternário de amônio?

limpeza com quaternário de amonio

O quaternário de amônio é um composto da família de catiônicos fortes, que oferecem uma ação altamente eficaz nos processos de desinfecção.

Trata-se de uma substância que mata algas, micróbios e proporciona ação contra fungos. Mais uma característica é seu efeito desodorizante, que ajuda a remover o mau cheiro dos recintos.

No entanto, assim como qualquer agente químico, ele deve ser empregado com total respeito às medidas de segurança.

Ou seja, sempre que for manusear produtos à base de quaternário de amônio, verifique as instruções que os fabricantes publicam nos rótulos das embalagens. Desse modo, é possível saber a concentração correta e os riscos envolvidos, principalmente em relação ao contato com outros elementos.

Para que serve o quaternário de amônio?

quaternário de amônio

Ao lado do álcool em gel 70%, o quaternário de amônio é indicado para a limpeza de locais que possam conter o coronavírus. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), essas substâncias são as ideais para fazer a desinfecção de ambientes, acessórios e utensílios durante a pandemia da Covid-19. Além deles, a Agência também recomenda o hipoclorito de sódio, o ácido peracético e os fenólicos para a mesma função.

Desse modo, o quaternário de amônio para desinfecção é útil em pisos, superfícies de mobílias, corrimões, maçanetas, interruptores de luz, botões dos elevadores etc.

Além disso, o composto é eficiente na eliminação de bactérias seriamente contaminantes como as Staphylococcus e Pseudomonas. Como ele elimina fungos e algas, é bastante aproveitado manutenção de piscinas e nos processos de tratamento de água.

Veja a seguir exemplo de agentes químicos que funcionam tão bem como o álcool 70%.

  • Hipoclorito de sódio, na concentração 1%;
  • Quaternários de amônio;
  • Desinfetantes de uso geral com ação virucida.

Onde encontrar produtos com o quaternário de amônio?

quaternário de amônio onde encontrar

A linha de desinfetantes Desix, uma criação exclusiva da Gatti Química, proporciona elevada performance. Afinal, seus produtos levam o potente quaternário de amônio nas fórmulas. Assim, esses materiais de limpeza têm 4 vezes mais ativos do que um desinfetante comum no mercado.

Desix Clean produto para higienização

Mais uma vantagem: é possível encontrar embalagens do produto em vários tamanhos e designs. Nesse sentido, uma das opções é o recipiente de 1L com borrifador, com caixas.

Porém, se houver necessidade um volume maior, o cliente consegue comprar em galões.

Além disso, o desinfetante bactericida Desix é encontrado em diversas versões: clean (embalagem branca, ideal para hospitais e consultórios), floral, frutal, limão, air e talco.

Confira as vantagens do Desix, feito com o quaternário de amônio para desinfecção:

  • Alta concentração;
  • Perfumes e cores diversificados;
  • PH Neutro;
  • Produto biodegradável;
  • Eliminação de bactérias nocivas como a Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e a Pseudomonas aeruginosa.

Também proporcionamos o Desix em formato de tablets. Que ajudam a proteger a bandeja do seu ar condicionado! A água estagnada na bandeja, propicia um habitat ideal para várias bactérias, incluindo as causadoras de doenças, que se multiplicam rapidamente formando colônias biológicas (biofilmes) que emitem odores desagradáveis e causam diversos problemas, como alergias e doenças respiratórias. Dessa forma, a versão Desix em pastilhas, ajuda a prevenir doenças, mantendo a imunidade da sua casa em alta!

DESINFETANTE BACTERICIDA DESIX TABLET

Essas pastilhas são seguras para clínicas, hospitais e restaurantes, uma vez que não contam com fragrâncias.

Portanto, o quaternário de amônio é um composto com elevado poder de ação. Desse modo, ele elimina sujeira, bactérias e vírus com um desempenho surpreendente. No caso da Gatti Química, estamos falando de ativos até 4 vezes mais eficientes do que um produto comum.

Que tal adquirir nossos produtos? Acesse Nossa Loja Virtual!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *