Técnico de refrigeração: veja por que contratar!
Quando pensamos em comprar um ar-condicionado, seja na empresa, seja em casa, ficamos contentes com a possibilidade de mais bem-estar e conforto. Por essa razão, muitas vezes, nos esquecemos de algumas medidas fundamentais. Afinal, quando o equipamento é instalado de forma inadequada ou mesmo quando fica sem manutenção, aquilo que deveria ser agradável pode se tornar uma grande dor de cabeça. É justamente para garantir tranquilidade que devemos contar com um técnico de refrigeração.
Desse modo, evitamos acidentes como incêndios, curtos-circuitos, quedas e, ao mesmo tempo, conquistamos a tão desejada qualidade do ar ambiente, assim como uma temperatura mais fresquinha.
O ar-condicionado, embora proporcione um enorme bem-estar, é um equipamento complexo. Por esse motivo, é necessário atenção e cuidados especiais com esse aparelho.
Como já dissemos, é a segurança dos funcionários ou dos familiares que está em jogo. Isso sem mencionar o perigo de danos à estrutura do imóvel e de bens. Quer saber por que você deve chamar um técnico de refrigeração? Então confira nosso post!
Qual a importância de contratar um técnico de refrigeração?
Como já dissemos, uma instalação malfeita pode ocasionar complicações graves muito além da quebra do eletrodoméstico. Com um técnico de refrigeração, você tem a certeza de que o equipamento vai operar em 100% de sua capacidade.
Além disso, quando um ar-condicionado começa a funcionar de forma indevida, ele costuma puxar muito mais energia elétrica. Assim, muitos usuários acabam sendo surpreendidos por um aumento expressivo na conta de luz. Ou seja, chamar uma pessoa despreparada pode acabar naquele velho dilema do barato que sai caro.
Quais os riscos de contar com amadores nesse serviço?
Sem o técnico de refrigeração, é muito arriscado instalar ou mesmo limpar o ar-condicionado em locais mais altos. Isso porque esse trabalho exige equipamentos de segurança específicos, como cintos, talabartes e outros utensílios antiqueda.
Mas não é só isso: um prestador de serviço despreparado pode levar um choque ou sofrer queimaduras. Nunca é demais lembrar as ameaças para a casa, para os moradores e para os outros eletrodomésticos. Veja a seguir alguns problemas bastante comuns quando o refrigerador de ar não é bem-instalado:
- Sobrecarga elétrica;
- Danos na estrutura das paredes, no sistema hidráulico ou em demais partes do recinto;
- Vazamento de água do ar-condicionado;
- Contaminação do ambiente por fungos, bactérias, vírus, germes e ácaros;
- Curtos-circuitos;
- Incêndios;
- Quedas;
- Choques.
Como encontrar profissionais qualificados?
Uma forma de encontrar um técnico de refrigeração de qualidade é procurar nas escolas de cursos técnicos profissionalizantes. Assim, pesquise as mais próximas de sua casa ou pelo menos as que fiquem em sua Cidade. Além disso, nas unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) você também pode obter boas referências.
Mais uma possibilidade é questionar junto aos fabricantes dos equipamentos e até mesmo nas lojas que comercializam o produto. Se preferir uma solução mais moderna, já existem aplicativos especializados em profissionais autônomos de confiança, como o GetNinjas e o Fix.
Qual é a periodicidade para a limpeza completa de manutenção?
A cada 6 meses ou no máximo um ano, também será preciso acionar um técnico de refrigeração. Isso porque ao longo do tempo a higienização doméstica corriqueira passa a não dar conta da remoção dos detritos e micro-organismos que ficam impregnados na estrutura.
Ou seja, surgem então os problemas gerados pelo ar-condicionado sujo, como fungos e bactérias causadores de doenças. Mais um ponto muito importante é a qualidade dos produtos de limpeza do refrigerador de ar. Se os materiais aplicados no processo não forem de boa procedência, nenhum técnico de refrigeração conseguirá realizar um bom trabalho.
Portanto, a figura do técnico de refrigeração é indispensável para qualquer empresa ou residência com aparelhos climatizados. Desse modo, é possível ter ambientes com temperaturas amenas e um ar com total qualidade. Isso sem mencionar a segurança!
Agora que você já conhece a importância desse profissional, que tal descobrir qual é o momento certo para chamá-lo? É simples: leia também nosso artigo que traz 5 sinais de que está na hora de fazer a manutenção do seu ar-condicionado!
Deixe um comentário