Afinal, como evitar o choque térmico causado pelo ar condicionado?

Publicado em 05 de abril de 2019
choque térmico

Todos os anos, o verão brasileiro é marcado por altas temperaturas. Em lugares mais quentes do País, os termômetros podem chegar aos 40ºC! Para manter o conforto e bem-estar nessa estação, muitas pessoas recorrem ao ar-condicionado, um aliado nos dias de calor.

O uso desse aparelho, no entanto, faz com que os ambientes fechados fiquem frescos e com um clima diferente daquele na rua, onde o sol forte tem maior incidência. Essa mudança, de um lugar frio para outro quente e vice-versa, aumenta as chances de acontecer um choque térmico, que é causado pela alteração repentina da temperatura do corpo.

A inversão da temperatura do ar inalado, pode levar ao ressecamento das mucosas, a problemas respiratórios e até mesmo expor o organismo a riscos de infecção. Então, para evitar esse incômodo e continuar usando seu aparelho com segurança, é importante tomar alguns cuidados. Confira nossas dicas a seguir:

Fique atento ao sair do banho

É bastante comum entre as pessoas o costume de se vestir no quarto depois de sair do banho. Quando isso ocorre em ambientes climatizados, porém, o corpo quente acaba sofrendo o choque térmico. Para não ficar exposto à essa variação severa de temperatura, prefira secar-se e vestir-se ainda no banheiro.

Desligue o aparelho antes de sair

O simples hábito de desligar o ar-condicionado um pouco antes de sair do ambiente em que você já está há algum tempo, também ajuda a prevenir a mudança brusca do clima. Dessa forma, você fará com que a sua temperatura se equilibre novamente ao calor externo. Faça isso entre 30 minutos e 1 hora antes de ir embora de casa ou do ambiente de trabalho.

Evite transitar entre os ambientes

Normalmente em empresas, as pessoas ficam transitando de um ambiente climatizado a outro que não está com a mesma temperatura. O problema é que essa correria toda não permite que o organismo se adapte à alteração do ar e causa o choque térmico. Evite, portanto, entrar e sair várias vezes de lugares que não estiverem climatizados.

Deixe a temperatura próxima a 23ºC

Nos dias de calor não vale exagerar no ajuste do ar-condicionado, combinado? Mantenha a temperatura do seu aparelho entre 21ºC e 23ºC. Essa regulagem é ideal para o conforto e previne as doenças respiratórias ocasionadas pelo choque térmico, já que a variação de clima será menor.

Outros cuidados com o ar-condicionado

E por falar em doenças respiratórias, não se esqueça de que é preciso tomar outros cuidados com o ar-condicionado para evitar complicações na saúde enquanto se refresca. Isso significa que você deve ficar atento à limpeza e manutenção correta, usando os produtos adequados e realizando a higienização periodicamente.

Seguindo estas dicas de melhores práticas, você conseguirá evitar o choque térmico ao passo em que garante um clima agradável nos ambientes, especialmente em dias quentes. Agora, que tal aprender mais sobre os cuidados para melhorar a qualidade do ar em sua casa? Leia esse artigo que preparamos clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *