Afinal, você sabe como funciona o ar condicionado? Entenda aqui!
Nos automóveis, shoppings, casas, escritórios… O ar condicionado é utilizado para refrescar diversos ambientes em regiões mais quentes do planeta, proporcionando conforto nos dias de calor. O seu processo é bastante parecido com de um frigorífico e foi inventado em 1902, pelo engenheiro mecânico Willis Carrier.
Devido ao Brasil ser um país tropical que alcança altas temperaturas, muita gente já está familiarizada com esse aparelho. Mas você realmente sabe como funciona o ar condicionado? Pensando em esclarecer suas dúvidas sobre o tema, preparamos este post para explicar a mecânica por trás dessa tecnologia. Veja:
As peças do ar condicionado
Para entender como funciona o ar condicionado, é preciso conhecer suas principais peças. O aparelho é composto por uma unidade interior, que fica dentro do ambiente, e uma unidade exterior, instalada do lado de fora. Além disso, ele contém:
- condensador;
- evaporador;
- compressor;
- válvula de expansão;
- ventiladores;
- unidade de controle.
Química usada na refrigeração
No processo de refrigeração se utiliza o Clorodifluorometan, também conhecido como R-22, uma substância química líquida resultante da combinação entre carbono, cloro e flúor.
O R-22 se mantém a 7ºC no circuito chamado serpentina, que fica na unidade interior. A princípio, o ar é sugado pelo ventilador e passa pela serpentina gelada, sendo resfriado e retornando ao ambiente.
Transformação de estados
O contato com o ar quente, no entanto, faz com que o R-22 se aqueça e entre em estado gasoso. Quando isso acontece, ele vai parar no compressor elétrico e é comprimido em alta pressão até que atinja 52ºC. Essa peça, inclusive, é responsável pelo barulho característico do ar condicionado.
Já em estado de gás quente, o R-22 passa por outra serpentina, dessa vez na unidade externa do aparelho. Lá, ele é condensado e se resfria um pouco até voltar a ser líquido antes mesmo de chegar novamente a 7ºC. Outro ventilador expele o que sobrou de ar quente para a rua.
O resultado é a dissipação do calor
Ao se tornar de novo líquido, o R-22 entra na válvula de expansão, um tipo de orifício que potencializa a redução de pressão da substância, e é resfriado até atingir a temperatura de 7ºC. Em seguida, ele passa para o evaporador da unidade interna mais uma vez e reinicia todo o ciclo de refrigeração.
Esse processo em que funciona o ar condicionado é capaz de arrefecer rapidamente qualquer cômodo fechado, uma ótima saída para os dias de calor intenso nas cidades brasileiras.
Ainda assim, não se esqueça de que, para evitar doenças respiratórias causadas pela perda de umidade no ar e o acúmulo de bactérias, é importante realizar manutenções e higienização periodicamente no aparelho. Outra boa alternativa para controlar a qualidade do ar é combinar o uso de ar condicionado com umidificador de ambientes, além de regular corretamente o tempo de ação do aparelho.
Agora que você já sabe como funciona o ar condicionado, que tal aprender a escolher os produtos certos para fazer a limpeza do seu aparelho? Clique aqui e saiba mais!
Deixe um comentário