5 Sinais de que seu ar condicionado não está funcionando bem

Publicado em 19 de abril de 2018
manutenção

Hoje os ar condicionados são muito mais comuns de serem encontrados. Por isso, é importante conhecer detalhes sobre sua manutenção e seu funcionamento adequado.

Muitas lojas e outras empresas trabalham focadas na manutenção do aparelho de ar condicionado, com técnicos capacitados a essa função.

A Gatti Química, uma das mais importantes de seu segmento, traz para você cinco sinais para ficar alerta em relação ao seu aparelho.

1.      O ar-condicionado não liga

Confira o termostato. Se não estiver zerado, o problema pode estar no disjuntor que, em caso de picos de energia, desarma. Se isso ocorreu, procure ligá-lo novamente. Se ele voltar a desarmar, chame um eletricista pois pode existir um problema na fiação elétrica.

2. O surgimento de um odor desagradável

A manutenção do filtro de ar condicionado precisa ser feita pelo menos uma vez por mês para evitar o acúmulo de sujeira. “Lave o filtro a cada 30 dias, mas se houver muito movimento, essa limpeza deve ser feita a cada 15 dias”.

3. Ar-condicionado pingando

O problema pode ser causado pela própria sujeira do filtro ou pelo desnivelamento do aparelho, entre outras causas. Se o problema persistir mesmo depois da manutenção realizada no filtro, chame a assistência técnica para identificar o motivo.

4. Mesmo ligado, não há refrigeração

Confira o termostato e abaixe-o 5 graus. Após cerca de uma hora, se não houver resfriamento, pode ser que esteja ocorrendo, até mesmo por falta de manutenção, algum vazamento no sistema.

 5. Consumo de energia exagerado

A verdade é que o aparelho não deve consumir energia em excesso. Caso aconteça, é provável que algum problema no compressor provoque esse aumento de consumo.

Caso o aparelho seja muito antigo, suas engrenagens podem puxar energia a mais para tentar compensar o desgaste físico natural que ocorre com o passar do tempo. Neste caso, a troca do ar condicionado é recomendada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *