Ar-condicionado no quarto faz mal?

Publicado em 08 de outubro de 2019
Mão segurando controle do ar-condicionado que está acima de uma janela

Com a chegada da primavera e do verão, algumas noites quentes viram um verdadeiro inferno na Terra, não é mesmo? Com isso, a qualidade do sono sofre um abalo, o que pode acabar prejudicando a saúde. Afinal de contas, o suor e os insetos não param de incomodar. Nesses momentos, vem aquela vontade de descansar em um clima mais fresquinho. Mas daí bate aquela dúvida: ar-condicionado no quarto faz mal?

Bom, antes de tudo é preciso ponderar sobre a importância de dormir bem. Quando não repousamos o suficiente, temos complicações cardíacas, dificuldades para se concentrar e até mesmo manter o peso fica mais difícil.

Por essa razão, garantir o conforto térmico ao se deitar não é só permitido como necessário. Quer tirar a dúvida de uma vez por todas? Então veja neste post se o ar-condicionado no quarto faz mal. Confira!

Posição correta do ar-condicionado no quarto

O ar-condicionado no quarto faz mal quando o aparelho não se pensa na disposição dos móveis em relação a esse eletrodoméstico.

Na verdade, o equipamento não deve ficar direcionado para a cama de ninguém. Por essa razão, mude o layout do dormitório para ter noites agradáveis e tranquilas.

Temperatura sempre amena

Quando o assunto é saber se o ar-condicionado no quarto faz mal, é preciso se lembrar de ajustar a temperatura sem exageros. Desse modo, mesmo nos dias mais quentes, lembre-se de acionar o equipamento para perto de 23°C.

Com uma marcação muito baixa do ar-condicionado no quarto, o frio pode incomodar. Além disso, o impacto com o ambiente externo pode causar choques de temperatura. Desse modo, podem surgir gripes, alergias e tosses.

Cuidados com crianças e idosos

O ar-condicionado no quarto faz mal para crianças e idosos se os cuidados acima não forem respeitados. Além disso, bebês não devem tomar banho nem serem trocados com o equipamento em operação.

Mais uma forma de evitar problemas é não permitir que os pequenos e os mais velhos durmam de cabelos molhados com o aparelho ativo. Assim, com essas medidas, o ar-condicionado no quarto está liberado para a garotada e para os mais velhos.

Escolha adequada do ar-condicionado no quarto

Mais um item importante é selecionar um aparelho condizente com a demanda da família. Por essa razão, alguns fatores devem ser considerados ao comprar esse eletrodoméstico. Acompanhe a seguir os principais quesitos para garantir um ar-condicionado no quarto que realmente seja apenas benéfico!

Potência

Quanto maior for um recinto, mais potência o aparelho de refrigeração terá que oferecer ao ambiente. Isso porque o desempenho tem relação com a metragem do dormitório.

Além disso, é necessário pensar se o cômodo em questão recebe muito sol. Isso porque o calor dos raios solares acumula no dormitório, afetando a performance do ar-condicionado no quarto. Outra questão fundamental é o número de pessoas no ambiente. Por esse motivo, adquira um aparelho compatível com suas necessidades. Veja a seguir alguns itens para ponderar:

Consumo de energia

Se um possível aumento na conta de luz é um problema para você, tente encontrar aparelhos com a função inverter. Esses equipamentos impedem que haja picos de uso da eletricidade. Em alguns casos, a diferença de consumo energético pode alcançar os 60%.

Modelo

Outro item que conta para descobrir se ao ar-condicionado no quarto faz mal é o modelo. Afinal, existem no mercado muitos tipos diferentes. Se você escolher um que seja pertinente à estrutura física da sua residência, as chances de problemas serão pequenas. Veja a seguir uma lista com as três principais categorias de equipamentos refrigeradores:

  • Ar-condicionado janela: com valores mais em conta nas lojas, ele é acoplado em uma cavidade da parede, que precisa ser quebrada. Nem todos os imóveis podem sofrer alterações desse tipo, principalmente os apartamentos. Nesse caso, confira com seu síndico a viabilidade de colocação do aparelho antes de comprar;
  • Portátil: essa categoria dispensa instalação, mas necessita de uma janela para a saída do ar quente. Além disso, ele ocupará espaço na residência, já que não é conectado a paredes;
  • Split: é mais sofisticado, porém depende de um técnico especialista para instalar corretamente. Essa categoria tem duas partes: uma interna, para ficar dentro do imóvel, e outra externa, situada obrigatoriamente do lado de fora.

Limpeza do ar-condicionado

O ar-condicionado no quarto pode ser nocivo se o filtro não passar pela devida limpeza. Aliás, a manutenção do ar-condicionado também é importante para seu desempenho e para evitar acidentes.

No caso da saúde, o perigo surge por causa da junção de bactérias, de fungos e de poeira. Com o aparelho em funcionamento, esses micro-organismo são dispersos pelo ar. Assim, eles podem invadir as vias respiratórias.

Por isso, mensalmente, limpe seu ar-condicionado no quarto ou em outro espaço do imóvel. Mais uma forma de usar o ar frio numa boa é escolher eletrodomésticos que tenham purificadores de ar. Desse modo, dá para remover até 99% das impurezas.

Como você pôde ver, o ar-condicionado no quarto só faz mal se o aparelho for utilizado de forma errada. Portanto, com esses pequenos cuidados, você pode dormir em paz em um ambiente fresco e agradável. Quer saber mais? Então veja também nosso post sobre todos os tipos de ar-condicionado!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *