Aço inox enferruja? Saiba agora!

Publicado em 14 de janeiro de 2020
Aço inoxidável em um fundo branco

Apesar do nome — aço inoxidável, o aço inox enferruja se houver agentes externos que provoquem a corrosão. Desse modo, quando a limpeza não é feita com frequência ou da forma correta, esse problema pode acontecer.

Por esse motivo, é necessário manter as peças de aço inox limpas e livres de umidade na superfície. Assim, nunca é demais observar as condições desse material em máquinas, equipamentos, móveis e objetos.

Além disso, fatores como poeira, poluição, graxa, soluções ácidas e contato com itens abrasivos, como a palha de aço, contribuem para iniciar o processo. Diante disso, até mesmo eletrodomésticos resistentes merecem atenção.

O ar-condicionado, por exemplo, é produzido para suportar as condições climáticas externas desfavoráveis. No entanto, ainda assim ele não está totalmente livre dessa erosão.

Ou seja: sim, o ácido inox enferruja! Contudo, nós aqui da Gatti Química temos soluções práticas, com excelente custo-benefício e altíssimo desempenho. Quer saber mais? Então veja neste post por que aço inox enferruja e como impedir esse fenômeno. Acompanhe!

Diversidade de tipos de inox

O primeiro passo para entender por que o aço inox enferruja é saber que existem variações desse tipo de material. Desse modo, o metal aplicado nos pés de uma cadeira não é o mesmo daquele usado em um equipamento industrial.

Na mesma linha de raciocínio, o aço inox aproveitado na construção civil também não é igual àquele utilizado em cirurgias médicas. Em outras palavras: o aço inox é resistente à ferrugem, mas essa capacidade de bloquear os eventos corrosivos oscila bastante.

Por esse motivo, é possível notar que alguns aparelhos sofrem deterioração rapidamente, mas outros não. Assim, o aço inox, que é feito da junção de cromo e ferro, pode desenvolver falhas microscópicas que ficam expostas a essa manifestação química. Diante disso, surgem pontos vulneráveis à oxidação.

Influências externas

O aço inox enferruja quando submetido a determinadas condições climáticas. Desse modo, em lugares com maresia, alto índice de chuvas e muita umidade, a ferrugem é acelerada. Além disso, até mesmo a poluição pode desencadear o processo, bem como o contato prolongado com certas substâncias químicas. Isso significa que áreas urbanizadas e litorâneas são mais suscetíveis à ocorrência desse desgaste.

Riscos da ferrugem

Bom, agora que você já sabe que o aço inox enferruja, é interessante compreender o que é a ferrugem. Pois bem: a ferrugem é na verdade óxido férrico, uma substância que destrói o metal.

Sozinha, ela não traz perigos, mas pode se tornar prejudicial quando alguém se corta com objetos oxidados. Por esse motivo, um prego enferrujado, ao penetrar na pele, causa desde problemas simples, como infecções leves, até sérias complicações de saúde, como gangrenas, amputações e mortes.

Isso sem falar do prejuízo financeiro pela perda de um equipamento ou máquina por esse evento. Ou seja, você consegue economizar dinheiro aumentando o tempo de vida útil dos aparelhos quando faz a devida limpeza dos utensílios de aço inox.

Produtos adequados

Como já dissemos, o aço inox enferruja quando o objeto não recebe os devidos cuidados. Essa necessidade da limpeza correta é indispensável porque esse tipo de material está presente em áreas sensíveis. Tanto é assim que o aço inox é um dos materiais mais usados em cirurgias, na produção de medicamentos e na fabricação de produtos químicos. Nesses casos, a esterilização e a limpeza se tornam ainda mais importantes.

Porém, muitos aparelhos que usamos no nosso dia a dia têm aço inox. Esse é o caso do ar-condicionado, da coifa do fogão, das peças de automóveis, de talheres, entre outros artigos com os quais entramos em contato no cotidiano.

Diante disso, é fundamental caprichar na higienização de climatizadores de ambiente, na remoção da sujeira na parte interna de veículos, de geladeiras, de fogões e demais eletrodomésticos que tenham o aço inox em sua composição. Contudo, trazemos uma boa notícia: nós da Gatti Química contamos com soluções de primeira para proteger seus pertences da oxidação. Confira nossas principais atrações:

JetCoifa

DETERGENTE DESENGORDURANTE JET COIFA

O aço inox enferruja, mas não com a aplicação constante de produtos como o JetCoifa, feito especialmente para remover gorduras de coifas e de materiais feitos com inox.

Desse modo, esse produto é perfeito para cozinhas industriais. Além disso, ele conta com um anti-redepositantes que dificulta o acúmulo de gordura nas superfícies.

BR Royal

metasil br royal

Mais uma opção dessa linha é o BR Royal, comercializado em galões de 5 litros. Nesse caso, trata-se de um detergente alcalino altamente recomendado para higienizar câmaras frigoríficas, chassis, motores bancadas de inox e alumínio. Sem soda cáustica, ele também é muito indicado para a cozinha industrial.

Metasil LT

Metasil LT

O Metasil LT é um produto voltado à limpeza de veículos por dentro, mas tem várias outras utilidades. Além disso, ele deixa um aroma agradável no ambiente. Dá para usar o Metasil na higienização de cozinhas, de câmaras frias e na limpeza geral. Esse produto não causa danos em pisos, cromados nem em itens de aço inox.

Portanto, o aço inox enferruja, mas não é preciso desespero. Assim, para evitar que isso aconteça, basta limpar com regularidade e com os produtos adequados. Desse modo, você evita panes em equipamentos, aumenta a vida útil dos aparelhos e ainda obtém um ambiente mais seguro e cheiroso. Quer saber mais? Então confira os produtos da Gatti Química!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *