Como limpar filtro de ar-condicionado em 6 passos!

Publicado em 10 de dezembro de 2020
como limpar filtro de ar-condicionado

Entender como limpar filtro de ar-condicionado é importante para garantir a qualidade do ar onde o aparelho está operando. Afinal de contas, com o tempo de uso, sujidades começam a se acumular nesse componente do climatizador.

Sem a sua devida higienização, as partículas nocivas são despejadas de volta na sala ou escritório. Ou seja, esse procedimento é fundamental para a saúde das pessoas.

Mas tem mais: um refrigerador de ar sujo consome energia demasiadamente. Isso ocorre porque os detritos entopem a tubulação. Assim, o motor precisará de um volume maior de eletricidade para expulsar o ar carregado com poeira, fungos, bactérias e afins.

Diante disso, as equipes de limpeza nas corporações e os técnicos de refrigeração devem ficar atentos. Quer saber como limpar o filtro de ar-condicionado e evitar problemas? Então leia nosso post e aprenda em 6 passos!

Por que é importante higienizar o filtro?

Quando o filtro de ar-condicionado não passa por limpeza, o aparelho começa a liberar fungos e bactérias nesse ambiente. Assim, surge um risco bem maior de transmissão de doenças.

Ou seja, para uma limpeza de ar-condicionado eficiente, é fundamental remover a sujeira do filtro com frequência. Além disso, vale lembrar que o filtro higienizado é o que vai manter os ambientes limpos de verdade.

Como limpar o filtro de ar-condicionado corretamente?

Na realidade, a limpeza do filtro é um dos mais cruciais cuidados com o ar-condicionado. No dia a dia corporativo, os funcionários podem fazer uma limpeza mais superficial, uma vez por mês.

Entretanto, técnicos de refrigeração realizam um processo de remoção de sujeira mais complexo, que precisa acontecer anualmente, pelo menos.

Dependendo do tipo de estabelecimento, esse intervalo deve ser de seis meses. Para uma segurança maior do sistema, consulte os especialistas sobre a periodicidade da limpeza mais ampla. Enquanto isso, você pode aprender como limpar o aparelho um jeito simples. Acompanhe!

  1. Remova o ar-condicionado da tomada;
  2. Retire o painel frontal e passe um pano seco sobre o mesmo;
  3. Desencaixe o filtro e use água morna para lavá-lo. A água deve ir no sentido contrário à entrada de ar;
  4. Jamais use aspirador de pó ou escovas sobre o filtro para que ele não sofra danos;
  5. Espere que o filtro seque naturalmente, mas você pode dar umas sacudidas nele para reduzir o volume de água;
  6. Ponha o filtro de volta no local e encaixe o painel frontal de novo.

Quais cuidados extras devem ser tomados?

Apesar do nosso tema ser como limpar o filtro de ar-condicionado, o aparelho também precisa de um uso correto.

Dessa forma, durante a limpeza mais detalhada, é fundamental o emprego de produtos químicos específicos para aparelhos de refrigeração. Afinal, materiais de limpeza comuns podem causar sérios danos nesses aparelhos.

Além disso, o trabalho requer especialistas capacitados como técnicos de refrigeração. Nunca é demais recordar que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) inspeciona a realização dessa limpeza mais ampla.

Porém, os cuidados com o ar-condicionado não param por aí. A seguir, confira algumas dicas para ter um desempenho melhor do equipamento:

  • Não abra portas nem janelas com o ar-condicionado ligado;
  • Não fume nem permita que se fume nos ambientes climatizados. Afinal, a fumaça do cigarro estraga a estrutura do aparelho e reduz a sua vida útil. Além disso, partículas de substâncias tóxicas se acumulam no local;
  • Não abuse das temperaturas mínimas do equipamento, que vão fazê-lo gastar mais eletricidade. Dessa forma, ajustar o clima para a faixa entre 21 e 22 graus é o suficiente para mantê-lo agradável.

E aí? Deu para entender direitinho como limpar o filtro de ar-condicionado? Esperamos que sim! Com o procedimento em dia, o aparelho vai funcionar bem melhor, deixando os ambientes mais confortáveis para a chegada do verão!

Agora, lembra que falamos sobre a necessidade de uma limpeza mais completa? Pois bem, ela é obrigatória. Por essa razão, preparamos um artigo muito especial sobre como se regularizar nesse sentido. Ficou interessado? Então leia também o post que conta como fazer um certificado de limpeza de ar-condicionado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *