Para que servem os filtros de ar condicionado?

Publicado em 04 de janeiro de 2019

Sempre mantenha esses componentes em bom estado

Os filtros de ar condicionado são responsáveis por remover poluentes como poeira, fumaça, entre outros. Por isso, eles são alguns dos componentes mais importantes do aparelho e merecem a devida atenção. Afinal, os filtros utilizados em ar devem obedecer às exigências estabelecidas pela norma ABNT 16.401/2008.

Quais os principais tipos de filtros de ar condicionado?

  • Fio de nylon

Este tipo de filtro é básico e serve como complemento quando o aparelho utiliza outros sistemas de filtragem mais rebuscados, sendo utilizado em todos os casos. Ele pode ser lavado em casa pelo usuário e é resistente por anos.

  • Fio metálico (aço ou alumínio)

Esse modelo é mais comum no ar condicionado do tipo janela, podendo ser lavado. Entretanto, lembre-se de secá-lo antes de recolocá-lo.

  • Hepa

Devido os índices na casa dos 99,97%, para partículas de 0,3 mícron, ele é considerado o modelo mais eficiente. Primeiramente, ele foi desenvolvido para o uso nos processos de filtragem química, biológica e radiológica das forças armadas dos Estados Unidos. Em seguida, ele foi incorporado em aspiradores de pó e outros equipamentos.

  • Carvão Ativado

Este modelo de filtro é construído com carcaça em chapa de aço galvanizado, com módulo filtrante de carvão ativado. Sendo assim, não pode ser limpo, nem lavado, sendo praticamente descartável. Entretanto, ele é uma opção interessante por ser capaz de absorver odores contaminantes, como o de cigarro, gordura ou até mesmo os corporais contidos em um ambiente.

  • Filtro de cabine

Sendo mais comum em automóveis, também é conhecido como filtro de partículas, filtro anti-pólen ou filtro do ar condicionado.

Como falta de limpeza dos filtros de ar condicionado pode afetar a saúde das pessoas?

A falta da higienização desse componente diminuirá a qualidade do ar interior, variável que desempenha um papel importantíssimo na saúde respiratória de quem ocupa o local em que o ar condicionado atua. Como resultado, doenças respiratórias como rinite, asma, bronquite e sinusite ganharão espaço com a proliferação de micro-organismo.

Para grupos de risco, como bebês, crianças, idosos e gestantes, o perigo é ainda maior, podendo até mesmo provocar infecções respiratórias, como a pneumonia. Por isso, conheça um pouco mais sobre essas doenças respiratórias.

Como realizar a limpeza dos filtros de ar condicionado?

Se optar por realizar a limpeza em casa, siga os seguintes passos para garantir que a tarefa será executada corretamente:

  1. Retire o painel frontal e limpe com um pano seco. Caso esteja muito sujo, limpe com água morna (abaixo de 48 ºC);
  2. Retire o filtro da máquina e limpe também com água morna. Jogue a água sempre no sentido contrário: se o ar entra de cima para baixo, passe a água no outro sentido para tirar a sujeira. Não utilize aspirador de pó, produtos químicos ou ferramentas para escovar o filtro, isso pode danificar o aparelho e prejudicar sua eficácia;
  3. Deixe o filtro secar naturalmente ou bata nele retirando o excesso;
  4. Por fim, recoloque o filtro no aparelho e feche o painel.

Limpe o filtro de dois em dois meses, no mínimo. Contudo, se o ambiente for muito empoeirado, faça a limpeza semanalmente.

Então, gostou desse artigo? Veja também quando trocar o filtro de ar condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *