Qual temperatura ideal para o ar condicionado no trabalho?

Publicado em 01 de julho de 2019
ar condicionado no trabalho

A conversa em torno da temperatura do ar condicionado no trabalho pode se tornar rapidamente em uma verdadeira briga: alguns gostam de calor, outros gostam de frio, e alguns nunca ficam satisfeitos. 

A sabedoria convencional diz que encontrar a temperatura ideal do escritório é importante para a produtividade do trabalhador. Uma diferença de apenas alguns graus pode ter um impacto significativo sobre a forma como os funcionários estão focados e engajados.

Mas como isso funciona?

Qual a temperatura ideal?

Durante décadas, pesquisas sugeriam que manter a temperatura do escritório entre 21 e 22º Celsius seria melhor para a maioria dos trabalhadores.

O problema era que a pesquisa estava desatualizada. Baseou-se principalmente em um escritório cheio de funcionários do sexo masculino. Assim como a maioria dos locais de trabalho foram até a segunda metade do século XX.

Os edifícios de escritórios de hoje, no entanto, provavelmente têm tantas mulheres quanto homens. Então, deveria esse fator deveria ser considerado nas decisões sobre temperaturas no escritório?

Foi pensando nisso que novas investigações foram feitas. Os pesquisadores então, chegaram à conclusão de que a média de temperatura mais recomendada gira em torno de 25º C. 

Dessa forma, tanto homens quanto mulheres podem se aproveitar da melhora na performance decorrente da temperatura adequada.

Como a temperatura afeta a produtividade?

Se a produtividade é o fator determinante na definição das temperaturas do ar condicionado no trabalho, analisar pesquisas antigas não ajudará a criar ambientes confortáveis. 

Mas novas descobertas mostram que à medida que a temperatura aumenta, a produtividade diminui.

Portanto, faz sentido que os trabalhadores masculinos e femininos sejam menos produtivos em um escritório com uma temperatura acima de 32º C.

O mesmo acontece com a diminuição da temperatura: Com o termostato abaixo de 16º C, as pessoas gastarão mais energia tremendo do que concentradas em seu trabalho.

Além disso, grandes diferenças de temperatura entre o ambiente externo e interno também são prejudiciais. Isso pode fazer com que as pessoas sofram com o choque térmico, o que não é nada agradável!

Outros fatores que afetam a percepção da temperatura

Existem alguns outros fatores que atuam diretamente na nossa percepção de calor ou frio. Conheça alguns deles:

  1. O peso de uma pessoa, especificamente o índice de massa corporal ou o IMC, pode afetar a forma como eles reagem à temperatura. Aqueles que pesam mais tendem a se sentir mais rapidamente aquecidos, enquanto aqueles com IMC abaixo da média geralmente ficam mais frios;
  2. A idade também desempenha um papel. À medida que envelhecemos, particularmente acima de 55 anos, tendemos a ser mais facilmente afetados pelo frio. Assim, uma força de trabalho mais velha pode se beneficiar de uma temperatura de escritório um pouco mais quente;
  3. A umidade afeta a forma como percebemos a temperatura. Se o ar estiver muito úmido, pode afetar a capacidade de suor das pessoas, o que pode levar à exaustão pelo calor. Um nível de umidade relativa de 40% é ideal para o conforto durante todo o ano. E, embora a alta umidade possa parecer opressiva, a baixa umidade pode fazer com que o ar pareça mais frio do que é, o que também é problemático. Isso pode fazer com que a pele, a garganta e as fossas nasais se sintam secas e desconfortáveis;

É possível agradar todo mundo?

Como sabemos, é realmente difícil agradar todas as pessoas de uma vez. Quando se trata da temperatura do ar condicionado no trabalho isso é ainda mais difícil.

Nesses casos, a melhor opção é sempre entrar em consenso com a maioria das opiniões e também se preparar por conta própria: ter um casaco para momentos de frio e alguma roupa mais leve para momentos de calor. Assim você estará sempre preparado para qualquer ocasião.

Se possível, tente ter sob seu controlemais de uma variável além da temperatura, como por exemplo, o nível de umidade.

Para isso, é fundamental contar com um bom equipamento. Então, já aproveitando o momento, que tal aprender como escolher o melhor ar condicionado para sua empresa?

É o momento ideal para fazer uma escolha acertada e acabar com a “guerra de temperaturas” que existe no seu escritório!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *