Manutenção de ar condicionado: Conheça os 3 Tipos

Publicado em 03 de outubro de 2018
Tipos de manutenção de ar condicionado

Tudo o que você precisa saber para aumentar a vida útil do seu aparelho

A manutenção de ar condicionado traz diversas vantagens ao aparelho e aqueles que frequentam o ambiente onde ele está instalado. Hoje você conhecerá três formas de realizar esse processo e poderá decidir qual é a mais benéfica para o seu caso.

 

Manutenção Preventiva

Essa manutenção de ar condicionado permite que você corrija os defeitos antes que eles se manifestem ou que causem danos maiores. Conheça alguns benefícios que esse processo trará ao seu aparelho.

  • Previne de panes

A obstrução dos filtros, das turbinas e das serpentinas diminuem o desempenho do ar condicionado e podem criar panes. Mas, com a manutenção preventiva, esses problemas podem ser evitados.

  • Evita problemas respiratórios

Um aparelho sem a limpeza correta pode concentrar fungos, bactérias e outros poluentes causadores de doenças respiratórias, além de dores de cabeça e pele ressecada.

  • Aumenta a vida útil do ar condicionado

Os aparelhos sem manutenção podem gerar enferrujamento e corrosão das peças, principalmente em cidades litorâneas.

  • Economia de energia e financeira

Um aparelho sem higienização força mais seu compressor para esfriar o ambiente e isso gera maior gastos de energia e na conta de luz.

Como você viu, essa manutenção está muito ligada a limpeza do seu aparelho e, por isso, pode ser realizada por você ou por um profissional especializado. Caso o seu aparelho esteja dentro da garantia, aconselhamos que você chame um técnico credenciado.

Manutenção Corretiva

Como o nome sugere, essa manutenção de ar condicionado tem o objetivo de corrigir falhas ou desgastes que comprometem o funcionamento do aparelho. Logo, ela costuma ser necessária pela falta da falta das manutenções preventiva e preditiva.

Mas engana-se quem acha que essa manutenção não tem vantagens. Uma delas é quando os componentes que apresentam falhas não são críticos. Nessa situação uma manutenção corretiva é muito melhor que uma preventiva, pois permite a economia com reposições e reparações ocasionais.

Manutenção Preditiva

Pode ser considerada uma variação da manutenção preventiva, pois os componentes são trocados ou verificados antes que apresentem qualquer defeito. Isto é feito com base em estudos que determinam o tempo máximo entre falhas (Maximum Time Between Failures). Para isso, são utilizadas as seguintes técnicas:

  1. Ferrografia: Aponta o desgaste de máquinas por meio de amostras de lubrificante, identificando os tipos de problemas existentes. Orienta ações nos pontos de desgaste, acidez e viscosidade do óleo.
  2. Vibração: Considerada a principal técnica utilizada para a Manutenção Preditiva, em virtude das inúmeras informações  que oferece para a manutenção de equipamentos rotativos.
  3. Ultrassom: Aplicável em diversos pontos, permite identificar vazamentos em linhas gases, deficiência de lubrificação, problemas elétricos, etc.
  4. Termografia: Possibilita observar padrões de variação de temperaturas, determinando a condição operacional e de segurança de componentes elétricos e mecânicos equipamentos ou processos.

Essa manutenção de ar condicionado oferece vantagens como a detecção de eventuais falhas. Antecipando os problemas, o aumento de segurança dos equipamentos e vida útil dos componentes.

No entanto, para esse tipo de processo, são necessários profissionais especializados que entendam dos instrumentos de precisão e requer um investimento alto na manutenção periódica.

Antes de iniciar qualquer um desses processos, tente identificar qual se ajusta melhor as necessidades do seu aparelho. Essa matéria te ajudou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *