Limpeza e higienização: entenda a diferença, a importância e como fazer

Publicado em 09 de maio de 2023
Pessoa realizando limpeza e higienização.

É normal, até mesmo entre os profissionais da área, usar os termos limpeza e higienização como sinônimos. Porém, na prática, as duas tarefas são bastante diferentes. Isso porque cada processo corresponde a uma etapa específica na remoção de sujidades. 

Basicamente, a limpeza antecede a higienização e, por isso, trata-se de uma atividade para retirar dejetos mais grossos e superficiais. Já a higienização é uma tarefa mais minuciosa, capaz de exterminar alguns microrganismos nocivos à saúde.

Entender as características das duas práticas é fundamental para manter o ambiente limpo e seguro. Por isso, hoje, trouxemos este conteúdo explicando a diferença e a importância da limpeza e higienização. Vem com a gente!

O que é limpeza

A limpeza nada mais é do que uma remoção simples de sujeiras grossas e superficiais, como poeiras, lixos, pequenos detritos, restos de comidas, substâncias oleosas, entre outros. Por isso, após realizá-la é essencial dar continuidade com a higienização.

Inclui também na etapa de limpeza, a lavagem do ambiente e superfícies, como pisos, paredes, equipamentos e móveis. Para isso, é recomendável a utilização de água e soluções de qualidade. 

No geral, é um processo que deve ser feito com frequência para manter o local limpo, seja em residências, empresas, comércios, escolas ou hospitais. Porém, vale destacar que se trata de uma tarefa com baixa efetividade na eliminação de microrganismos patogênicos.  

Qual produto utilizar na limpeza? 

No mercado é possível encontrar uma variedade de soluções de limpeza. Cada produto é desenvolvido para uma funcionalidade específica, portanto, sempre leia o rótulo e verifique se o agente é o mais adequado para você.

Os desengordurantes e desengraxante, por exemplo, são ideais para remover sujeiras pesadas, sendo bastante utilizadas em indústrias e fábricas. Já os desincrustantes são indicados para remoção de sujidades impregnadas em superfícies.

Para o uso doméstico ou em ambientes corporativos como escritórios, recepções ou sanitário, os limpadores multiuso são uma excelente opção. Como o próprio nome sugere, esse tipo de solução é extremamente versátil e prático, podendo ser usado em diversas situações. 

A Gatti Química recomenda o JetClean é um poderoso limpador multiuso com alta potência para variadas superfícies, como azulejos, fórmicas, cerâmicas, acrílicos, pisos, louças de banheiro, metais, inox, paredes, estofados e plásticos.

O que é higienização?

De acordo com o manual de Higiene, Limpeza, Desinfecção e Esterilização desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Cidadania, higienização é o conjunto de hábitos e condutas que auxiliam na prevenção de doenças, manutenção da saúde e bem-estar, tanto individual quanto em coletivo.

Em outras palavras, a higienização é todo processo que visa eliminar microrganismos nocivos à saúde, como vírus, bactérias e fungos, sendo essencial em ambientes hospitalares. A tarefa pode ser dividida em três níveis conforme o tipo de resíduo.

Nível baixo: indicado para locais que possuem baixo risco de contaminação. Isso inclui áreas comuns de prédios, escritórios e outros locais de baixa circulação de pessoas. 

Nível médio: é recomendado para lugares com risco moderado de contaminação, como escolas, restaurantes, hotéis e hospitais de baixa complexidade. 

Nível alto: para ambientes com risco elevado de transmissão de doenças, como hospitais de alta complexidade, laboratórios e indústrias alimentícias. 

Qual produto utilizar na higienização?

A escolha do produto é uma etapa bastante importante na higienização. Isso porque diferente da limpeza, essa tarefa tem como principal objetivo eliminar a população de agentes patológicos e, com isso, reduzir os riscos de transmissão de doenças. 

Para esse tipo de tarefa, é recomendado o uso de desinfetantes – agentes com ação antisséptica. Lembre-se também de utilizar luvas e máscaras para proteção do corpo, pois algumas soluções podem causar irritações na pele. 

Indicamos o uso do desinfetante Metasil Desix, o produto mata 99,99% dos germes, bactérias e fungos, além de ter sido testado e comprovado pela Universidade de Campinas (UNICAMP) como um agente que elimina o vírus do covid-19 ao contato, sem agredir a saúde da sua família.

Limpeza e higienização: qual a frequência ideal? 

A frequência ideal de cada uma das tarefas pode variar de acordo com o tipo de ambiente e atividade realizada. Lembrando que não existe uma regra e você deve realizar os procedimentos sempre que achar necessário. A seguir, confira algumas dicas de quando fazer a limpeza e higienização.

Escritórios 

Em escritórios, a limpeza deve ser realizada diariamente, incluindo a remoção de poeira, sujeira e detritos. A higienização, por sua vez, pode ser realizada semanalmente, com a desinfecção de superfícies de contato frequente, como mesas, telefones e teclados de computador.

Fábricas

Em fábricas e indústrias, a limpeza deve ser realizada diariamente em todas as áreas de produção, incluindo a remoção de resíduos, sujeira e detritos. Para não atrapalhar a linha produtiva, a tarefa pode ser feita antes ou após o expediente. 

A higienização, por sua vez, pode ser realizada uma vez por semana. Dependendo da intensidade do acúmulo de sujeiras esse tempo pode ser maior ou menor. 

Hospitais 

Em hospitais, a limpeza e higienização devem ser realizadas com uma frequência ainda maior, devido ao risco de contaminação e transmissão de doenças. A limpeza deve ser realizada diariamente, incluindo a remoção de sujeira, detritos e resíduos hospitalares.

A higienização, por sua vez, deve ser realizada várias vezes ao dia, com a desinfecção de todas as áreas e superfícies, incluindo salas de espera, quartos, corredores e equipamentos médicos.

Refeitórios 

Em refeitórios, a limpeza deve ser realizada diariamente, incluindo a remoção de restos de alimentos, sujeira e detritos. A higienização deve ser realizada após cada refeição, com a desinfecção de superfícies de contato frequente, como mesas, cadeiras e utensílios de cozinha.

Sanitários

Em sanitários, a limpeza deve ser realizada diariamente, incluindo a remoção de sujeira, detritos e manchas de urina. A higienização, por sua vez, deve ser realizada pelo menos duas vezes ao dia, com a desinfecção de todas as superfícies, incluindo pias, vasos sanitários e torneiras.

Riscos de não fazer limpeza e higienização do ambiente de trabalho 

A falta de limpeza e higienização do ambiente de trabalho pode trazer diversos riscos para a saúde dos clientes e colaboradores. Quando o local não é devidamente higienizado pode ocorrer acúmulo de poeira, sujeira e outras impurezas, que podem desencadear alergias respiratórias, irritações na pele e outros problemas de saúde.

Além disso, a falta de higienização pode ser propícia para a proliferação de micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, que podem se propagar rapidamente entre as pessoas que frequentam o local e causar infecções e doenças. 

Além disso, a falta de limpeza e higienização também pode trazer prejuízos para a empresa, já que a produtividade dos colaboradores pode ser afetada em função de problemas de saúde e até mesmo afastamentos médicos. Um local sujo também pode gerar uma imagem negativa da empresa para os clientes, afetando a reputação e os negócios. 

Aumente a eficiência da limpeza e higienização da sua empresa 

Quer elevar o nível dos processos de limpeza e higienização da sua empresa e ainda reduzir custos com agentes químicos? Nós podemos te ajudar! A Gatti tem uma série de produtos concentrados que rende muito mais e, ainda, garante a eficácia na remoção de qualquer tipo de sujidade. 

Além disso, todas as soluções da Gatti Química são certificadas pela ANVISA e são biodegradáveis, ou seja, não prejudicam o meio ambiente.

Conheça nossos produtos de limpeza da linha institucional ou entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *