Como descartar embalagens de produtos químicos corretamente!
Pensando em ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas práticas para descartar embalagens de produtos químicos. Confira!
O recipiente primário
Geralmente, o recipiente primário (aquele que contém o produto químico), deve ser lavado triplamente com água ou outro solvente adequado. Depois, ele precisa secar ao ar antes do descarte.
Isso vale para solventes orgânicos voláteis (por exemplo, acetona, etanol, acetato de etilo, éter etílico, hexano, metanol, cloreto de metileno, éter de petróleo, tolueno, xileno, etc.) não incluídos na lista de resíduos altamente perigosos.
Recipientes de vidro
Os recipientes de vidro também devem ser lavados triplamente com água ou outro solvente adequado e secos ao ar. Tudo isso para garantir que estejam livres de líquido ou outro resíduo químico.
Recipientes intactos (com tampas removidas) atendendo a esses critérios devem ser encaminhados para a reciclagem.
Se o recipiente de vidro tiver resíduos visíveis perigosos, ele deve ser descartado como lixo hospitalar. Se a sobra não oferecer risco, esse recipiente pode ser colocado em lixo de laboratório comum.
Caso o vidro esteja quebrado, porém livre de resíduos químicos ameaçadores, deve ser colocado em recipientes de plástico rígido ou uma caixa de papelão ondulado. Depois, precisa ser selado e depositado em lixo de laboratório regular.
Recipientes metálicos
Os recipientes de metal também devem ser lavados triplamente com água ou outro solvente adequado e secos ao ar.
Se o recipiente estiver livre de resíduos químicos perigosos, ele pode ser colocado no lixo comum de laboratório. Caso contrário, deve ser descartado como lixo hospitalar.
O que fazer com as embalagens?
Embalagens utilizadas para abrigar os recipientes primários podem ser colocadas em lixo comum ou lixo reciclável. Qualquer material de embalagem pode ser colocado no lixo comum, a menos que tenha sido contaminado com o produto químico como resultado da quebra ou vazamento do contêiner.
A importância de saber como descartar embalagens de produtos químicos
O descarte inadequado desses materiais pode trazer sérias consequências para o meio ambiente e até mesmo para os seres humanos.
Por exemplo, o mais famoso caso no Brasil foi o da contaminação pelo Césio 137, que foi o acidente radioativo mais grave no país.
Além disso, no caso das empresas, as organizações que não tratarem deste tema com a devida atenção e cuidado estão passíveis de infringir normas ambientais. Portanto, elas podem sofrer punições, como multas pesadas.
Por isso, é importante ter um programa correto na empresa para descartar as embalagens de produtos químicos da maneira adequada. Assim, a empresa fica protegida. Tal medida vale para desinfetantes, desengraxantes, ácidos, produtos para a limpeza de ar-condicionado, entre outros.