Como fazer uma limpeza eficiente da torre de resfriamento?
Com um papel fundamental na eficiência de manutenção das temperaturas, a torre de resfriamento merece uma atenção especial.
A torre de resfriamento tem como função resfriar fluídos que, em geral, percorrem todo o sistema produtivo com vistas a realizar sua refrigeração, sendo que esse fluido pode ser água ou outra substância fluídica.
Assim como qualquer equipamento, a torre de resfriamento precisa de um investimento na higienização e na manutenção. Por isso, confira a seguir em quais variáveis você deve focar para conseguir o desempenho máximo do seu equipamento:
-
Limpeza
É necessário realizar uma limpeza geral. Remover corpos estranhos, sólidos, lodo ou limo depositados no sistema de distribuição, enchimentos, retentores de gotas e bacia em todo final de período de operação. Os bicos também devem ser desmontados e limpos mensalmente.
-
Manutenção do corpo da torre
Já para limpeza externa do resfriador, use apenas água e sabão e não use solventes. Quando for desejada uma pintura no corpo, lixar após a lavagem (com lixa no. 180) toda a superfície. Em seguida, aplique um desengordurante. Quando seco, aplicar esmalte sintético à base de poliuretano ou epoxy (com dois componentes), com pigmentos resistentes às intempéries.
-
Possíveis causas de vibração
Com o tempo, as pás poderão sofrer um desgaste da borda de ataque, que causará desbalanceamento e eventual quebra. Por isso, verifique o nível de vibração a intervalos regulares, sendo que ventilador com vibração excessiva deve ser desligado e ter sua causa determinada e corrigida.
-
Prevenção contrafogo
Comumente os materiais de construção dos resfriadores são inflamáveis, como quase todos os outros plásticos. A tecnologia nos oferece, no entanto, opções não inflamáveis, auto extinguíveis, que devem ser escolhidas para aplicação em locais que exijam cuidados especiais.
Salientamos, porém, que a escolha destes materiais é de competência exclusiva do comprador, já que somente este pode avaliar as condições locais e julgar os riscos que podem gerar um incêndio. Para ele é interessante ler nosso artigo: compre vantagens e não só produtos e perceber que o mercado vai muito além de valores.
Não execute trabalhos de solda elétrica ou corte com oxy-acetileno, junto ao resfriador. Quando estes trabalhos forem inevitáveis, tenha um extintor contra incêndio em mãos.
Para que todo o processo de higienização da torre de resfriamento seja satisfatório, atente-se aos produtos usados. Prefira detergentes de caráter ácido e com foco na remoção de resíduos de concreto.
Mesmo sendo uma das tecnologias mais tradicionais para resfriamento de água, a torre de resfriamento apresenta uma excelente performance e, por isso, ainda é amplamente empregada em diversas indústrias.
É importante não subestimar a torre de resfriamento e dedicar o tempo necessário para aplicação, seleção e manutenção. Um sistema de seleção e de manutenção bem-sucedido irá alcançar um ar condicionado mais eficiente. Isso irá impedir o crescimento de bactérias e o nível de ruído mais baixo possível.
No entanto, a falta de higienizações periódicas em torres de resfriamento aliada a um tratamento inadequado contribui para a perda eficiência nos processos de troca de calor, perda de vazão, aumento do custo com energia, corrosão e surgimento de contaminações microbiológicas.
Deixe um comentário