Como fazer o seu ar condicionado ter uma vida mais longa e saudável

Publicado em 05 de setembro de 2018
Como fazer o seu ar condicionado ter uma vida mais longa

A manutenção do seu ar condicionado é muito importante para a saúde e a durabilidade do aparelho. A limpeza preventiva evita o acumulo de sujeira no filtro e na parede interna impedindo o surgimento de colônias de fungos, bactérias e ácaros, como também o aparecimento de ruídos e falhas na climatização do ar.

O aparecimento de fungos, bactérias e ácaros no ar condicionado é responsável pelas doenças alérgicas e, além disso, pode causar mau cheiro no ambiente de trabalho ou em casa, fazendo com que as pessoas fiquem doentes.

As doenças mais comuns adquiridas por causa da falta de manutenção no ar condicionado são: dores de cabeça, sinusite, rinite alérgica, dificuldades de respirar dentre outras.

Limpar o ar condicionadocom frequência permite uma maior vida útil para o aparelho, ajudando emsua performance, mantendo o consumo de energia sempre baixo. Para a limpeza é interessante utilizar produtos que possuem uma base alcalina, não corroendo as aletas do aparelho.

No caso de aparelhos mais antigos, suas engrenagens podem puxar mais energia compensando seu desgaste físico. Para essas situações, não há muito o que fazer, o mais recomendado é a troca do aparelho.

Você pode conferir no site do Inmetro os aparelhos que estão de acordo com o selo de economia e eficiência.

Os aparelhos de ar condicionado estão cada vez mais avançados tecnologicamente. Por esse motivo, antes de mexer nele, procure um profissional especializado em manutenção de condicionadores de ar. O técnico identificará quais os possíveis problemas, podendo ser desde uma simples higienização até mesmo uma troca de peça.

Assim, mantendo uma limpeza preventiva periódica, você evitará problemas com o seu aparelho,proporcionando um ambiente climatizado, confortável e de bem estar para sua família.

Veja também os 5 sinais de que seu ar condicionado não está funcionando bem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *