Utilize equipamentos e siga algumas dicas para manter sua família segura
Melhorar a qualidade do ar em sua casa é importante para garantir a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Principalmente no verão, essa é uma tarefa muito difícil porque as altas temperaturas reduzem a umidade e pioram a situação criada pela emissão de poluentes.
Por que é importante melhorar a qualidade do ar?
Muitas doenças são transmitidas pelo ar. Por isso, controlar os micro-organismos danosos que absorvemos ao longo do dia é vital para a saúde do sistema respiratório. Aprenda um pouco mais sobre esse assunto em nosso artigo “Problemas com doenças respiratórias? Entenda quais as principais causas”
Como deixar o ar mais fresco em sua casa?
-
Limpeza do ambiente
Antes de tudo, leia os rótulos antes de comprar os produtos de limpeza. Sempre evite produtos com compostos orgânicos voláteis, ou seja, produtos que possuem temperatura de ebulição e que possuem carbono na sua composição, pois, eles são tóxicos para a saúde humana.
-
De olho na poeira
Para combater o acúmulo de poeira, prefira utensílios que aspirem o pó ao invés de panos e vassouras que acabam espalhando no ar. Além disso, abra janelas e portas sempre que puder. Mesmo que esteja muito frio, abra ligeiramente uma ou duas janelas, por pelo menos 10 minutos, todos os dias.
-
Plantas
Muitas plantas, como a Palmeira Bambu e o Lírio da Paz, são ótimas aliadas para melhorar a qualidade do ar. Além disso, elas também diminuem o calor do ambiente. A dica é colocar em ambientes que você mais frequenta o máximo de plantas que você possa cuidar. Dessa forma, você tem a oportunidade de criar um cantinho verde em sua casa.
Quais equipamentos devo usar para melhorar a qualidade do ar?
-
O ar condicionado
Esse é um aparelho que tem como função assegurar a regulação da temperatura, da umidade, da limpeza e da distribuição do ar. Entretanto, se não higienizado regularmente, pode ser um agravante para as doenças respiratórias. Por isso, é muito importante que você limpe os filtros e, após um certo tempo de uso, troque os mesmos, de acordo com a recomendação do fabricante.
Leia um pouco mais sobre isso em nosso artigo “Como a limpeza de ar condicionado pode ajudar a evitar doenças respiratórias?”
-
Desumidificador ou umidificador de ar
Se sua casa é muito úmida e o ar condicionado não consegue retirar a umidade suficientemente, tenha um desumidificador de ar. Contudo, se o ar condicionado deixar o ambiente muito seco, tenha um umidificador de ar ou utilize com mais frequência a função umidificar do aparelho.
O importante é manter o nível de umidade equilibrado, entre 50% e 60%. Por um lado, o ambiente úmido é propício à proliferação de micro-organismos, responsáveis por alergias e problemas respiratórios. Porém, o ar muito seco piora a qualidade do sono, diminui as defesas do organismo e facilita o aparecimento de infecções nas vias respiratórias.
Então, gostou desse artigo? Veja também “Como a limpeza de ar condicionado pode ajudar a evitar doenças respiratórias?”
Deixe um comentário