Desengordurante: o que é, para que serve e como usar
Uma limpeza eficaz envolve várias etapas, e desengordurar as superfícies é, sem dúvida, uma das mais importantes. Para garantir que essa tarefa seja realizada de forma adequada, a escolha de um desengordurante de qualidade faz toda a diferença.
O produto certo proporcionará os melhores resultados com o mínimo esforço necessário. Especialmente em cozinhas industriais, onde a demanda por higiene e limpeza é constante. Nesse contexto, ter uma solução confiável é indispensável.
Veja neste post, o que é desengordurante, para que serve e onde encontrar os melhores produtos. Excelente leitura!
O que é desengordurante?
O desengordurante é um agente químico voltado para a remoção de gorduras biológicas que ficam sobre superfícies. A solução é composta por ativos que “amolecem” a sujidade, tornando fácil a sua dissolução e remoção.
Dessa forma, o desengordurante é indispensável na limpeza de cozinha de restaurantes, garantindo um ambiente limpo, seguro e em conformidade com regulamentos sanitários rigorosos.
Onde usar desengordurante?
O desengordurante pode ser aplicado em praticamente qualquer superfície sólida e não suscetível à corrosão que esteja com resíduos de gorduras. Por exemplo:
- louças;
- bancadas;
- pias;
- fogões;
- geladeiras;
- coifas;
- exaustores;
- azulejos;
- e mais.
Quais são os tipos de desengordurante?
Para facilitar a aplicação do desengordurante em diferentes superfícies, a indústria química produz esse composto em diferentes tipos. A seguir, veja os principais:
Líquido
Os desengordurantes líquidos são versáteis e amplamente utilizados na cozinha e áreas onde a gordura é uma preocupação principal. Sua consistência facilita a aplicação em coifas, fogões, superfícies de aço inoxidável e outros itens.
Em pó
Os desengordurantes em pó são eficazes na remoção de manchas e gordura pesada. Eles são frequentemente utilizados em superfícies resistentes à água, como pisos de garagem e churrasqueiras. Os usuários geralmente misturam o pó com água para criar uma pasta que é aplicada na superfície.
Gel
Os desengordurantes em gel possuem uma consistência semelhante à dos líquidos, mas são mais viscosos. Isso os torna ideais para superfícies verticais e inclinadas, bem como para remoção de gordura pesada. São eficazes em fornos, grelhas e até mesmo em coifas.
Como utilizar desengordurante?
Confira algumas dicas de segurança e boas práticas para aplicar o desengordurante:
1. Leia as instruções
Antes de usar qualquer desengordurante, é importante ler as instruções do produto para entender como usá-lo corretamente e quais precauções deve tomar. Certifique-se de seguir as orientações do fabricante.
2. Prepare a superfície
Antes de aplicar o desengordurante, limpe qualquer sujeira solta ou partículas de comida da superfície que deseja limpar. Isso ajudará o desengordurante a ser mais eficaz.
3. Aplique o desengordurante e esfregue
Aplique o desengordurante na área que deseja limpar. Certifique-se de cobrir a superfície de maneira uniforme e deixe agir por alguns minutos.
Use um pano ou esponja para esfregar a superfície com o desengordurante. Esfregue com movimentos circulares ou de vai e vem, dependendo da área.
4. Enxágue
Após limpar a superfície, enxágue-a bem com água limpa. Se estiver limpando uma área da cozinha, como bancadas ou utensílios, é especialmente importante enxaguar bem para remover qualquer resíduo químico.
Onde comprar um bom desengordurante?
Na Gatti Química você encontra uma linha de produtos de limpeza profissional completa, incluindo desengordurantes formulados para garantir resultados excepcionais. Acesse a nossa loja virtual e conheça o catálogo!
Em resumo
O desengordurante é indispensável na limpeza de cozinha de restaurantes, garantindo um ambiente limpo, seguro e em conformidade com regulamentos sanitários rigorosos. Ele pode ser aplicado em coifas, fogão, azulejos, louças etc.
O desengordurante é um agente químico voltado para a remoção de gorduras biológicas que ficam sobre superfícies. A solução é composta por ativos que “amolecem” a sujidade, tornando fácil a sua dissolução e remoção.
– louças;
– bancadas;
– pias;
– fogões;
– geladeiras;
– coifas;
– exaustores;
– azulejos;
– e mais.
Deixe um comentário