Entenda tudo sobre incrustação

Publicado em 15 de fevereiro de 2022
incrustação

Você já ouviu falar em incrustação?

Geralmente, a chamada água dura é quando temos uma elevada concentração de íons de cálcio e magnésio.

O processo acontece quando existe uma grande quantidade desses íons dissolvidos ou sais de cálcio e magnésio dissolvidos na água – que com o passar do tempo se cristalizam nos canos e nas superfícies e produzem impurezas sólidas, na maioria dos casos, muito difíceis de serem retiradas. O líquido conta com essa principal característica ao se movimentar pelo solo, especialmente em regiões que apresentam rochas calcárias.

Agora você vai aprender muito mais sobre a incrustação! No conteúdo de hoje, a Gatti Química traz várias informações sobre o assunto. Confira:

Quais fatores contribuem com a incrustação?

Mesmo se tratando de um processo que é natural, alguns pontos podem favorecer e ajudar no aparecimento de incrustações. Um exemplo é em locais em que a pressão não é constante, bastante comum em fluxos em que precisam passar por obstáculos – válvulas e saídas de água, como as torneiras e chuveiros.

O que favorece o aparecimento das incrustações por meio dos sais é o acúmulo desses sais em caldeiras e aquecedores, além do calor que promove a evaporação da água, favorecendo o acumulo de cristais e gerando as incrustações.

Quais problemas surgem devido às incrustações?

  • Líquidos não passam normalmente pelo encanamento
  • Pode causar entupimento
  • Pode gerar ferrugem e evoluir para corrosão
  • A pressão da água é reduzida
  • A sujeira favorece o aparecimento de bactérias Sistemas de água quente perdem a energia
  • Aumento do consumo de energia elétrica
  • Maiores despesas
  • Queda da produtividade

Outro ponto importante a se destacar é que é bastante comum em abastecimentos de água, o encanamento de ferro fundido sofrer com problemas de incrustação. Com o tempo, vazamentos podem começar a aparecer e a água é desperdiçada. Portanto, manutenções periódicas são extremamente necessárias.

Dicas de limpeza para as tubulações!

Para evitar esse tipo de problema nas tubulações, uma das coisas mais importantes é realizar a limpeza!

Não existe uma única forma de fazer isso, você deve escolher a mais adequada conforme a rotina e o encanamento.

Esferas de limpeza – Aplicação feita através de ferramenta que as lança e provoca grande pressão, removendo as impurezas.

Sopragem de ar – A sopragem aplica uma forte pressão de ar no encanamento e assim remove todos os resíduos e limpa as incrustações nas tubulações.

Flushing – É o método em que o próprio fluxo que passa pelo encanamento é o responsável pela limpeza e remoção de impurezas.

Mecânica – É o que utiliza mais mão de obra humana, já que é realizado em encanamentos de diâmetros grandes o suficiente para a entrada de uma pessoa.

Conte com a Gatti Química na hora da limpeza!

A Gatti Química está à frente dos melhores produtos na hora de realizar uma limpeza de qualidade e eficiente!

Contamos com linhas específicas para o que você precisar:

Qual dessas é a ideal para você? Acesse o nosso site, converse com os nossos especialistas e adquira já os produtos que vão te ajudar no seu dia a dia:

Tower Sequestra Poderoso inibidor de corrosão, sequestrante e dispersante acrílico de durezas de cálcio, magnésio e ferro presentes na água de circulação. Além disso, atua inibindo a formação de incrustação na forma de sulfatos e carbonatos, elementos indesejáveis encontrados constantemente em sistema que há circulação de água.

Tower DispersaProduto a base de poliacrilato de sódio de caraterística aniônica que atuam como dispersantes e sequestrantes removendo durezas de cálcio, magnésio e ferro presentes na água de circulação. Funciona como um filme protetor, que evita que impurezas se depositem no sistema e acarretem em corrosões e incrustações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *