Laudo de limpeza do ar-condicionado: saiba tudo!

Publicado em 07 de janeiro de 2020
Mão de homem concertando um ar condicionado

Com o crescimento do mercado e a expansão do número de empresas, aumenta também o uso da climatização de ambientes. Como resultado, a necessidade do laudo de limpeza do ar-condicionado também amplia. Isso acontece porque é preciso estar em dia com os regulamentos de refrigeração.

Afinal de contas, esse documento prova para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que os aparelhos estão dentro dos padrões. Desse modo, o especialista avalia e relata determinadas situações em um serviço.

Tal parecer pode conter informações com avaliações dos itens vistoriados, quais foram os locais visitados e quais irregularidades foram encontradas.

Entre os relatórios técnicos obrigatórios estão a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). Vamos falar um pouco melhor sobre eles agora. Confira!

O que é ART?

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um documento obrigatório e precisa ser apresentado em qualquer obra ou serviço. Isso inclui a limpeza de ar-condicionado. Dessa forma, toda avaliação técnica de um ambiente de uso coletivo requer a emissão de uma ART.

O que é PMOC?

O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é uma medida que tem como objetivo monitorar a qualidade do ar em ambientes coletivos. Em 2018, graças à Lei Federal 13.589, tornou-se obrigatória a manutenção de ar-condicionado em prédios com aglomeração de pessoas. Observe o que determina a legislação em seu artigo terceiro:

Lei Federal 13.589

  • Art. 3º: “Os sistemas de climatização e seus Planos de Manutenção, Operação e Controle devem obedecer a parâmetros de qualidade do ar em ambientes climatizados artificialmente, em especial no que diz respeito a poluentes de natureza física, química e biológica, suas tolerâncias e métodos de controle, assim como obedecer aos requisitos estabelecidos nos projetos de sua instalação”.

Ainda no mesmo artigo, em seu parágrafo único, a norma 13.589 deixa claro que permanece em vigor as determinações da Resolução de número 9 da Anvisa:

  • Parágrafo único. “Os padrões, valores, parâmetros, normas e procedimentos necessários à garantia da boa qualidade do ar interior são regulamentados pela pela Resolução nº 9, de 16 de janeiro de 2003 da Anvisa. Isso inclui as condições de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza. Também é preciso estar de acordo com as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas”.

Essa legislação mais recente envolve estabelecimentos que ultrapassam 60 BTUs (British Thermal Unit ou simplesmente Unidade Térmica Britânica) de potência. Em outras palavras, nessas situações, é essencial a elaboração de um PMOC, um importante documento quando o assunto é o laudo de limpeza do ar-condicionado.

Manutenção Mecânica

De acordo com o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e demais CREAs (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia), o PMOC deve contar com profissionais específicos para a manutenção mecânica e outros para o controle químico e biológico. Assim, acompanhe quem são os especialistas autorizados a elaborar a etapa mecânica do Plano:

  • engenheiros mecânicos e engenheiros industriais na modalidade mecânica;
  • tecnólogos de Engenharia Mecânica licenciados para fiscalizar a qualidade do ar com inspeções, análises e elaboração de laudos e pareceres técnicos.

Para a parte mecânica do PMOC, os profissionais com formação em nível médio técnico de Engenharia Mecânica não podem ser os responsáveis. No entanto, eles têm permissão para prestar serviços de assistência técnica e assessoria. Por esse motivo, tais trabalhadores também são importantes para o laudo de limpeza do ar-condicionado.

Entretanto, a nova lei flexibilizou a prestação de serviços ao permitir que tecnológos — e não apenas engenheiros bacharéis — também assinem o documento.

Avaliação biológica, química e física

Quando falamos sobre as análises físicas, químicas e biológicas em relação às condições do ar nos recintos, estão autorizados a emitir o PMOC os seguintes profissionais:

  • Engenheiros Químicos;
  •  Engenheiros Industriais, modalidade Química;
  • Engenheiros de Segurança do Trabalho;
  • Tecnólogos da área de Engenharia Química.

Conforme determina a lei, os técnicos com formação de Ensino Médio também não têm permissão para assinar o Plano na parte química e biológica do PMOC. Porém, eles são considerados habilitados para fazer assistência técnica, como conserto, ajudar na elaboração dos estudos, recolher dados, aplicar normas técnicas e regular os aparelhos para garantir a qualidade do ar nos locais refrigerados artificialmente.

Qual é o impacto do laudo de limpeza do ar-condicionado na rotina de trabalho?

Seja um funcionário de uma empresa do ramo ou mesmo profissional autônomo, é bem provável que o técnico de refrigeração já tenha se deparado com serviços em que o cliente solicita a emissão de algum desses relatórios técnicos.

Além da grande preocupação em seguir os padrões estabelecidos pela vigilância sanitária, as empresas devem entender que a regularização influencia a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde das pessoas.

Por isso, podemos dizer que o laudo de limpeza do ar-condicionado oferece muito mais do que apenas o cumprimento de imposições burocráticas. Afinal de contas, os filtros dos refrigeradores acumulam muita sujeira. Desse modo, nessas peças, são encontrados micro-organismos causadores de doenças como bactérias, fungos e ácaros.

Mas muitos têm dúvidas: o que evita que o filtro contamine o ar no espaço refrigerado? A limpeza do equipamento!

Nesse cenário, serão essenciais tanto a realização do serviço como a sua efetiva comprovação, algo que é concretizado com o laudo de limpeza do ar-condicionado.

Veja os benefícios de manter tudo em dia:

  • Queda de casos de processos alérgicos;
  • Diminuição dos problemas respiratórios;
  • Redução de afastamentos;
  • Mais disposição para o trabalho;
  • Conforto para os clientes;
  • Redução do consumo de energia do equipamento;
  • Aumento da vida útil do ar-condicionado;
  • Melhoria da eficiência do refrigerador;
  • Queda nos ruídos;
  • Menor incidência de quebra e interrupção do funcionamento;
  • Adequação do estabelecimento à legislação brasileira, o que contribui para evitar multas e interdições.

Como fazer a limpeza do ar-condicionado da forma correta?

Para que o laudo de limpeza do ar-condicionado fique em conformidade com a legislação, é necessário realizar a remoção da sujeira de maneira correta. Do contrário, pode haver falhas na prática que vão refletir na emissão dos documentos. Por essa razão, é fundamental que os profissionais do setor façam a limpeza com total respeito às exigências técnicas.

Nesse sentido, os filtros do refrigerador devem ser limpos uma vez a cada 30 dias. No caso dos filtros descartáveis, eles devem ser substituídos uma vez por trimestre. Também deve ser mensal a limpeza da bandeja.

Já o umidificador de ar precisa passar pelos procedimentos de limpeza a cada 90 dias. Uma vez a cada seis meses, também é necessário retirar os detritos do ventilador. As serpentinas de aquecimento e resfriamento também demandam limpeza com regularidade, assim como dutos e grelhas.

Por que escolher produtos de limpeza de qualidade para o ar-condicionado?

O laudo de limpeza do ar-condicionado é fundamental para a fiscalização do ambiente climatizado. No entanto, são os produtos com fórmulas eficientes que vão garantir um ar realmente livre de índices muito altos de detritos e demais sujidades.

Por essa razão, materiais superiores oferecem uma faxina com maior desempenho, ou seja, a limpeza ganha mais qualidade e fica mais fácil.

Desse modo, ao escolher produtos de empresas com know how no tema, é possível encontrar informações didáticas nos rótulos sobre a utilização dos agentes de limpeza. Assim, você não erra na hora de diluir, o que vai reduzir seus custos e impedir desperdícios.

Segurança

Isso sem mencionar o fato de que fabricantes autorizados têm licença dos órgãos fiscalizadores, o que garante mais segurança para os profissionais da limpeza do refrigerador, bem como para os funcionários das empresas contratantes.

Ação química específica

Além disso, no mercado, estão disponíveis produtos específicos para a limpeza de ar-condicionado, inclusive com composições químicas voltadas a determinadas peças do aparelho.

Por exemplo: alguns desinfetantes bactericidas foram desenvolvidos exclusivamente para a limpeza da bandeja do refrigerador. Assim, você encontra esse produto em pastilhas e obtém um mês de garantia na sua limpeza.

Do mesmo modo, é possível contar com a ação de detergentes alcalinos feitos para a limpeza de serpentinas de ar-condicionado.

Mais uma opção interessante é aplicar detergente desincrustante, Desse modo, com fórmulas de alta concentração, esses produtos desengraxam e desengorduram. Além disso, esses materiais proporcionam mais brilho para as partes de metal.

Por essa razão, eles são ideais para a limpeza pesada de colmeias, serpentinas, peças de alumínio, hélices e aletas. Em alguns casos, você encontra produtos que dispensam a força mecânica de esfregar e podem limpar até mesmo sem necessidade de enxague. Com isso, você obtém um nível de excelência na apresentação de serviços de limpeza de ar-condicionado.

Portanto, lembre-se de que um laudo técnico de ar-condicionado não é apenas uma formalidade. É uma garantia de que o ambiente está dentro das imposições legais e técnicas.

Por tudo isso, que tal saber onde encontrar fornecedores de confiança? É simples: leia também nosso post sobre como e onde comprar produtos de limpeza de ar-condicionado!

4 respostas para “Laudo de limpeza do ar-condicionado: saiba tudo!”

  1. Muito bom, quando as pessoas se conscientizarem que a manutenção dos ar condicionado é muito importante, isso é feito por um profissional qualificado, teremos um ar que respiramos de qualidade.

    • Boa tarde Victor, tudo bem? Para assinar o PMOC é necessário ser registrado no seu respectivo CONFEA regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *