Material para limpeza de ar-condicionado: faça o checklist!

Publicado em 28 de janeiro de 2020
material para limpeza de ar-condicionado

A higienização de refrigeradores de ar fica bem mais simples quando aplicamos uma certa organização. Por isso, nada melhor do que fazer uma checagem do material para limpeza de ar-condicionado antes de sair para trabalhar.

Afinal de contas, essa conferência vai lhe dar mais agilidade nos serviços. Outro motivo para ter esse cuidado: seu desempenho tende a ser cada vez melhor.

Desse modo, você oferece ao cliente benefícios que ultrapassam a simples limpeza. Isso porque, com a remoção adequada da sujeira, os climatizadores gastam menos energia elétrica e produzem uma qualidade do ar superior.

Em outras palavras, pode ser a chave para conseguir mais clientes. Ficou interessado? Então veja neste post como organizar seu material para limpeza de ar-condicionado. Confira!

Equipamentos de Proteção Individual

Um dos primeiros tipos de instrumentos na lista de material para limpeza de ar-condicionado são os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Afinal de contas, técnicos de refrigeração estão sempre sujeitos aos males da poeira, de germes e de bactérias.

Afora isso, há riscos mecânicos, climáticos, elétricos etc. Para te ajudar, fizemos um resumo dos principais EPIs!

  • Capacete classe B: ideal para tarefas que envolvam o manuseio de redes elétricas;
  • Óculos de Proteção: impedem que partículas de poeiras, gases, germes e outras substâncias atinjam os olhos;
  • Luvas: importantes na defesa contra ameaças físicas e mecânicas: queimaduras, perfurações, choques etc. No entanto, elas também preservam a integridade do profissional contra doenças;
  • Sapatos de segurança: conservam os pés intactos em caso de queda de materiais pesados;
  • Máscaras de proteção para o rosto: formam um obstáculo contra as ameaças químicas e biológicas.

Máquinas e acessórios

Atender de forma veloz sem perder em qualidade é essencial para se destacar no setor de refrigeração. Nesse sentido, alguns equipamentos diminuem o tempo para executar o trabalho e ainda melhoram a performance da limpeza. Nesse quadro, são componentes que não devem ficar de fora da sua bolsa de material para limpeza de ar-condicionado. Veja!

Lavadora de ar-condicionado

As lavadoras elétricas de alta pressão são excelentes para remover as sujidades dos refrigeradores. Geralmente, elas são vendidas com fonte de alimentação bivolt e oferecem gatilho de regulagem do jato.

Galão coletor

Se você limpar o ar-condicionado, mas deixar a sala do cliente suja, vai causar uma péssima impressão. Por esse motivo, não se esqueça de colocar o galão coletor no seu kit de material para limpeza de ar-condicionado.

Pulverizador

Um pulverizador para espalhar melhor os produtos de limpeza é mais uma ferramenta de grande utilidade.

Materiais de limpeza

Os higienizadores químicos também exercem um papel indispensável. Por essa razão, itens de qualidade e bom custo-benefício devem fazer parte do checklist do material para limpeza de ar-condicionado. Desse modo, confira alguns agentes de limpeza cruciais!

Detergentes desincrustantes ácidos

Sempre leve em sua mala de trabalho detergentes desincrustantes ácidos. Isso porque eles desengraxam e desengorduram o metal com muita facilidade. Mais uma opção são os detergentes ácidos com fórmulas concentradas. Nesse caso, eles oferecem altíssimo rendimento e brilho extra.

Detergentes levemente alcalinos

Quando falamos de material para limpeza de ar-condicionado, o detergente alcalino desincrustante também precisa estar incluído. Afinal, ele remove lama, graxa, biofilmes e óleos sem perigo para o refrigerador.

Detergentes bactericidas

Mais um artigo essencial no seu catálogo de material para limpeza de ar-condicionado: o desinfetante bactericida biodegradável! Esse produto elimina micro-organismos sem danos à saúde.

Limpador multiuso

Um limpador multiuso profissional é recomendado para que nenhuma sujeira fique para trás depois do seu serviço. Com esse produto, você pode limpar paredes, pisos e até a parte da frente do refrigerador.

Detergente desincrustante ácido concentrado

Outro agente para ficar no rol de material para limpeza de ar-condicionado é o detergente desincrustante ácido concentrado. Afinal, ele tem uma elevada penetração sem deteriorar os componentes do sistema.

Essa fórmula impede a manifestação de ferrugem em chillers, serpentinas e torres de resfriamento. Além disso, ele não afeta o cobre.

Desinfetante bactericida em pastilhas

Por fim, não deixe de acrescentar nos seus itens de material de limpeza para ar-condicionado o desinfetante bactericida em pastilhas. Esse agente químico é especialmente desenvolvido para remover a sujeira das bandejas de ar-condicionado. Desse modo, ele garante 30 dias de ar limpo.

Como você já deve ter percebido, um checklist do seu material para limpeza de ar-condicionado faz toda a diferença na qualidade do trabalho. Além disso, esses cuidados vão garantir mais proteção para você.

Quer mais dicas para se dar bem no setor de refrigeração? Então veja também nosso post sobre as medidas de segurança dessa área!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *