Meu ar condicionado não gela, o que pode estar acontecendo?
Conheça a resposta para uma das dúvidas mais frequentes dos consumidores.
O fato de o ar condicionado não estar gelando pode ter diversas razões. Com as ferramentas adequadas, você pode reparar o problema em casa. Mas, em alguns casos, recorra a um profissional A seguir, conheça algumas variáveis que podem responder à pergunta “por que meu ar condicionado não gela?”.
1. Filtro sujo ou entupido
Esse é o principal motivo pelo qual o ar-condicionado apresentará perda de rendimento. Quando ele está sujo ou entupido, o equipamento não gela corretamente.
Nesse caso é preciso fazer a substituição. Se você possuir o mínimo de conhecimento sobre ar-condicionado e as ferramentas necessárias, a troca pode ser feita em casa. Basta consultar o manual do aparelho e seguir as instruções.
2. Vazamento de gás refrigerante
Aqui já temos um pouco mais de complexibilidade, por isso, é aconselhável que um profissional detecte o vazamento. Isso ocorre quando alguma das conexões do sistema está frouxa. Mas também pode ser consequência de furos ou danos no equipamento. Com materiais e ferramentas adequadas, o técnico fará os testes para descobrir a origem do vazamento e após realizar o reparo, será feita a recarga de gás.
3. Escolha errada do aparelho
Na hora de escolher o ar-condicionado que atenda suas necessidades, é preciso que você considere pontos importantes como tamanho do cômodo, incidência solar, número de eletrônicos e total de pessoas no local. Não é possível nem determinar quantos BTUs são necessários sem passar por esses tópicos e, consequentemente, você não pode escolher seu aparelho de forma consciente.
4. Comandos no controle remoto
Com a sequência errada de comandos digitados no controle remoto, sem que se aguarde o tempo necessário de reação do sistema eletrônico, o funcionamento do aparelho pode ser travado.
Neste caso, recomenda-se a execução de uma operação reset, a fim de restabelecer as ideais condições eletrônicas de funcionamento. O botão reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Porém nem todos os aparelhos possuem a mesma função, então recorra a esse processo:
- Desligue o disjuntor que proteja a alimentação elétrica do ar condicionado;
- Remova as pilhas do controle remoto;
- Aguarde de 01 a 02 minutos;
- Religue o disjuntor que protege a alimentação elétrica do ar condicionado;
- Recoloque as pilhas no condicionador de ar;
- Regule o ar condicionado para a condição preferencial de seu funcionamento;
- Coloque em funcionamento a aparelho utilizando o controle remoto.
Quais outras razões para meu ar condicionado não gelar?
Se você não encontrar nenhum dos quatro defeitos citados acima, você pode seguir esse checklist. A partir dele, procure um profissional para trabalhar na manutenção:
- Placa eletrônica defeituosa e não manda o sinal para o compressor partir;
- Fiação que interliga a Unidade Interna (Evaporadora) e a Unidade Externa (Condensadora) interrompida;
- Compressor do ar condicionado travado;
- Capacitor de partida do compressor danificado;
- Compressor do ar condicionado está sem compressão;
- Cabo de força de energia elétrica danificado ou rompido;
- Disjuntor do quadro de força desligado ou desarmado;
- Motor do ventilador do condensador ou evaporador queimado;
- Erro na ligação elétrica entre as unidades condenadora e evaporadora;
- Defeitos vindos de fábrica.
Antes que esses problemas sejam provocados, você pode tomar medidas que aumentarão a vida do seu aparelho. E você raramente reclamará “meu ar condicionado não gela”. Uma delas é liga-lo todos os dias, por cerca de cinco minutos, para assegurar a lubrificação.
Não esqueça de realizar manutenção a cada seis meses, no mínimo. Ela evita o mau funcionamento e o acúmulo de bactérias, que podem causar problemas respiratórios, além de deixar o ambiente com mau cheiro.
Leia também nosso artigo sobre causas de barulhos em ar-condicionado para conhecer outros problemas comuns nesses aparelhos.
Deixe um comentário