Assim como a internet, ter um ar condicionado em casa começou como uma comodidade de luxo e agora se transformou em uma necessidade.
Ao comprar ar condicionado, é recomendado que você fique atento à alguns fatores. Eles podem transformar sua experiência em algo ainda mais incrível:
1- Capacidade de refrigeração
Ao comprar ar condicionado, certifique-se de que ele tem um termostato ajustável e um mínimo de duas velocidades de resfriamento de ar.
Além disso, deve ter pelo menos duas velocidades de ventilador para velocidades variáveis para diferentes necessidades.
Compre uma unidade com um nível de Unidade Térmica Britânica (BTU) feito para se adaptar à sua casa. Esse é um dos segredos para escolher o melhor equipamento para o seu ambiente.
Por exemplo, um ar condicionado que tenha pouca potência BTU precisa funcionar continuamente para resfriar um edifício grande. Isso significa que ele vai aumentar suas contas de energia.
2- Eficiência energética
Atualmente, com o aumento vertiginoso das tarifas de eletricidade, é fundamental comprar ar condicionado que seja energeticamente eficiente.
Assim, procure equipamentos com as melhores classificações energéticas. Isso indica que o ar condicionado consome menos energia em comparação com uma com classificações mais baixas.
Vale lembrar que os modelos “inverter” são os equipamentos mais eficientes nos dias atuais.
3- Marca
A marca pode ser um fator decisivo na hora de comprar um ar condicionado. Ela pode melhorar ou piorar a sua experiência com o equipamento.
Uma boa marca oferece bons níveis de confiabilidade, além de segurança e a garantia adequada para garantir o bom funcionamento do seu novo aparelho.
Já falamos uma vez aqui no blog sobre quais são as melhores marcas do mercado. Então se você desejar, pode se aprofundar no tema lendo esse artigo.
4- Qualidade do ar
Ao instalar um ar condicionado na sua casa ou empresa, a qualidade do ar interno é uma das considerações mais importantes.
Aqui está uma dica: tenha certeza de comprar ar condicionado com um bom filtro, pois ele pode gerar ar interno de melhor qualidade.
Um filtro de ar de qualidade não garante apenas ar limpo para todos, mas também melhora a eficiência do equipamento. Isso impede a asfixia da bobina devido à poeira.
6- Manutenção e limpeza
Assim como os carros, as unidades de ar condicionado também precisam de manutenção regular. Isso é importante para mantê-los em boa forma e funcionando com a máxima eficiência.
Uma vez que o seu equipamento é instalado, é fundamental fazer as devidas manutenções regulares. Se você não tem muito conhecimento em manutenção, entre em contato com seu especialista em climatização.
7- O tipo de ar condicionado
Outra consideração importante ao comprar um condicionador de ar é qual é o tipo de equipamento mais ideal para sua necessidade.
Obviamente, isso dependerá em grande parte de sua preferência pessoal.
No entanto, tenha em mente que existem modelos mais baratos, como o tipo “janela” e também os tipos mais silenciosos e eficientes, como o “split”.
Para se aprofundar mais no tema, sugerimos que leia nosso artigo sobre todos os tipos de ar condicionado do mercado.
Será que ar condicionado é a resposta certa?
Outro fator importante na hora de comprar um equipamento de climatização está em descobrir qual é a sua real necessidade.
Muitas das vezes, o consumidor simplesmente pensa em ar condicionado porque é um equipamento mais conhecido. Mas será que ele realmente é a melhor opção para você?
Por exemplo, se você está em um ambiente onde deseja aquecer o lugar em questão, pode comprar ar condicionado ou um aquecedor. Ambos conseguem executar essa tarefa, mas existem pontos que devem ser observados para tomar a decisão mais correta.
Caso você esteja nessa situação e queira conhecer esses pontos, veja nosso artigo sobre o tema: Ar condicionado ou aquecedor?
Com certeza vale a pena a leitura.
Deixe um comentário