Planeje seus gastos antes de comprá-lo
O custo da instalação do ar condicionado nem sempre é considerado na hora da compra, sendo que, por exemplo, o gasto com esse serviço é de no mínimo 30%, podendo bater nos 70%, do preço final do modelo split. Por isso, hoje você conhecerá as possíveis despesas encontradas nesse processo.
Quais são os principais tipos de ar condicionado?
Antes de discutir sobre as razões que justificam o custo da instalação do ar condicionado, é necessário conhecer os diversos modelos que podem ser encontrados no mercado. Deste modo, você escolherá a opção ideal para o seu caso e identificará quais as dificuldades encontradas na instalação.
-
Portátil
Esse modelo é o mais prático por ser facilmente movido para diferentes locais, o que não acontece com as outras opções. Contudo, sua eficiência é limitada, pois ele esfria puxando ar do ambiente, removendo calor e umidade, e retorna o ar fresco para o seu espaço. Dessa forma, deve ser posicionado próximo às janelas.
Este modelo é projetado para ser instalado dentro de uma janela padrão ou, em alguns casos, através de um furo feito na parede. Assim, fica com o sistema de escape de ar quente voltado para fora e o sistema de retorno de ar fresco voltado para dentro. Por sua tecnologia antiga, suas maiores desvantagens são o barulho e o consumo excessivo de energia.
-
Split tradicional
Este é um sistema silencioso e discreto para diversos locais, tanto residenciais quanto comerciais, sendo instalado nas laterais do ambiente. É composto basicamente por um condensador instalado ao ar livre e uma evaporadora compacta que é colocada estrategicamente dentro do espaço que você deseja climatizar.
-
Split Cassete
Com funcionamento semelhante ao do Split tradicional, este modelo é adaptado para ser instalado no teto do ambiente, o que gera uma climatização melhor.
-
Split Inverter
Apesar de parecer com o Split tradicional, esta opção possui uma diferença interna. Em seu motor interno, ele possui uma peça chamado “inversor”, que trabalha controlando o compressor do aparelho – responsável pelo fluxo do ar no circuito interno do mesmo – para que ele funcione de forma otimizada e reduza o consumo de energia.
O que influencia no custo da instalação do ar condicionado?
Na verdade, o preço da instalação do ar condicionado depende de diversas variáveis. Por exemplo, a distância existente entre as unidades condensadora e evaporadora determina a extensão da linha de cobre, um dos itens mais onerosos nessa área. Outro ponto é a altura onde o aparelho será instalado, o que pode facilitar ou complicar o processo.
Além disso, você também paga pela capacitação da empresa ou técnico autônomo contratado, que devem sempre estar atualizados. Algumas pessoas preferem realizar o trabalho sozinho, mas correm os riscos de comprometer o funcionamento do aparelho ou de sofrerem acidentes. Saiba mais sobre isso em nosso artigo “Atenção aos cuidados com o ar condicionado“.
Sabendo sobre esses detalhes, coloque na ponta do lápis, com o auxílio de um técnico, dados sobre o projeto. Dessa maneira, você evitará surpresas no custo da instalação do ar condicionado.
Então, esse artigo lhe ajudou? Acesse a matéria “Instalação de Ar Condicionado: Escolha sempre um profissional” e entenda por que contratar um especialista é importante.
Deixe um comentário