Entenda como o aparelho interfere nas suas contas
Há alguns anos, o custo do ar condicionado era muito elevado. Entretanto, os modelos evoluíram e tornaram-se mais leves e econômicos. Ainda assim, é importante que você fique de olho no consumo elétrico do aparelho para não ter surpresas no fim do mês.
Como calcular o custo do ar condicionado?
Para conhecer o consumo mensal do aparelho, você deverá seguir os seguintes passos:
- Primeiramente, consulte o consumo de energia em kWh/mês. Você pode encontrar essa informação em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL.
- Em seguida, estipule o provável número de horas que o ar condicionado atuará por dia.
- Depois, multiplique os dois valores citados pelo número de dias por mês que você utilizará o aparelho. O produto encontrado será dividido por 1000 e, enfim, saberemos o consumo mensal.
- Finalmente, multiplique o valor obtido pelo preço da tarifa e saiba o que esperar na sua conta de energia elétrica.
O que procurar em um aparelho mais econômico?
-
Selo Procel A
Esta é uma certificação, concedida pelo Inmetro com Eletrobras e Petrobras, que determina o nível de eficiência energética do ar condicionado. Quando um aparelho atinge a classificação “A”, isso significa que o consumo de energia enquanto trabalha é menor.
-
Tecnologias Inverter e Dual Inverter
Coma tecnologia Inverter, o compressor e a frequência do motor ficam em um giro mais lento, sem parar completamente, quando a temperatura desejada é atingida. Dessa forma, não existe mais o pico de liga/desliga, o que garante a redução de energia.
A tecnologia Dual Inverter, trazida para o Brasil pela LG, conta com rotor duplo, que traz ainda mais estabilidade. Segundo a fabricante, a redução do custo do ar condicionado chega a 70%, se comparado com modelos tradicionais.
-
Função Sleep
Esta função é ideal para as noites de sono, pois, a temperatura do nosso corpo diminui enquanto dormimos. Com função Sleep, o aparelho é capaz de regular a temperatura do ambiente automaticamente. Assim, você tem uma noite mais agradável e o custo do ar condicionado é reduzido.
O que é melhor: um ventilador ou um ar condicionado?
É comprovado que um ar condicionado pode gastar até 12 vezes mais energia do que um ventilador portátil. Essa é uma discrepância que pode assustar o consumidor na hora da compra.
Contudo, não se deve olhar apenas o aspecto financeiro. Por exemplo, os ventiladores podem ser uma má escolha para quem tem problemas respiratórios e alergia à poeira, pois eles ajudam a espalhar partículas e direcionam o vento para um único ponto. Nesse caso, como decidir?
Resumidamente, para identificar qual a opção ideal, você deve considerar:
- o tamanho do espaço a ser refrigerado;
- a durabilidade do aparelho;
- os gastos de instalação;
- as doenças respiratórias;
- os gastos com manutenção;
- e, por fim, os custos de consumo.
Lembre-se que nada impede que você compre ambos, um para cada tipo de ambiente ou para alternar entre ventilador ou ar condicionado.
Então, esse artigo lhe ajudou? Saiba também sobre o custo de instalação do ar condicionado.
Deixe um comentário