Hoje em dia, os proprietários consideram o ar condicionado não como um luxo de conforto, mas como uma necessidade genuína de sobrevivência diária.
No entanto, apesar do papel vital que o ar condicionado desempenha no lar moderno, tendemos a vê-lo como uma fonte não apenas de resfriamento, mas também de mistério e frustração.
Os sistemas de ar condicionado são complexos e com frequência deixam o proprietário sem uma perspectiva clara sobre desempenho e longevidade.
E embora os sistemas de ar condicionado continuam melhorando a cada ano, é claro que nem o melhor deles pode durar para sempre.
Pensando nisso, preparamos um artigo que revela a você a estimativa do tempo de vida útil do ar condicionado comum. E também o que você pode fazer para prolongar a chegada desse momento.
Qual a vida útil média do equipamento?
Um sistema de ar condicionado bem instalado e bem conservado normalmente dura de 12 a 17 anos. Se o seu equipamento foi instalado recentemente e por um profissional da área, pode levar uma década até você começar a considerar uma atualização.
Mas se você suspeitar que seu sistema está prestes a falhar, reserve alguns minutos para monitorar o desempenho:
- O sistema range, treme ou faz barulhos estranhos?
- Sua casa está úmida (ou o termostato relata uma umidade relativa superior a 50%)?
- Você percebe uma quantidade incomum de poeira nas superfícies domésticas?
Esses sinais de alerta indicam a possível necessidade de reparo, ou até mesmo uma reposição.
Consertar ou comprar um novo ar condicionado?
Naturalmente, os sistemas de ar condicionado também são vulneráveis a muitos problemas que o proprietário comum não notaria necessariamente.
Por exemplo, a maioria dos sistemas de resfriamento é projetada para funcionar em um padrão cíclico. Isso significar fornecer intermitentemente ar condicionado aos espaços habitáveis.
Se a duração desses ciclos for incomumente curta ou longa, um componente do sistema pode ser comprometido. Dependendo do problema (e quanto custaria consertar), você pode renunciar ao reparo e comprar um novo equipamento.
Na verdade, longe de ser um custo irrecuperável, um novo sistema de ar condicionado de alta eficiência pode economizar dinheiro a longo prazo.
Nos últimos anos, houve o aumento dos custos de energia e as crescentes preocupações ambientais. Por isso, os fabricantes lançaram frotas de equipamentos de ar condicionado que possuem eficiência energética superior.
Em outras palavras, a dependência contínua de um sistema ineficiente mais antigo se torna mais caro do que atualizar para um novo de alta eficiência.
O fator que mais afeta o tempo de vida útil do ar condicionado
Como tantas outras questões na melhoria e reparação de casas, a resposta depende de uma série de variáveis. Mas talvez a intensidade da utilização seja um dos fatores mais importantes.
Quanto mais vezes você usa o sistema, mais desgaste ele sofre. Por si só, o uso pesado não prejudica um sistema de refrigeração. Porém, o problema surge quando o proprietário no equipamento durante meses a fio, ignorando sua manutenção.
Nesse caso, é apenas uma questão de tempo até que a fadiga do sistema se acumule.
Para o máximo desempenho, agora e no futuro, a melhor dica é que os proprietários procurarem manutenção profissional do sistema. Melhor ainda se for em uma programação anual regular.
É a melhor coisa que você pode fazer para prolongar a vida útil de seu ar-condicionado.
Vale lembrar que uma parte crítica da etapa de manutenção inclui a limpeza adequada do seu equipamento. Além de aumentar a vida útil do ar condicionado, ela também melhora o seu desempenho e seu consumo de energia.
Se quiser conhecer outros benefícios dessa etapa, sugerimos que leia nosso artigo sobre a importância da limpeza nos equipamentos de ar condicionado. Certamente vale a pena aprender mais sobre esse tema.
Deixe um comentário