Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado? Tire suas dúvidas aqui!
Quando o assunto é ar-condicionado e as manutenções que envolvem seu uso, é comum surgirem várias dúvidas. Uma delas, inclusive, está relacionada ao tempo de duração do gás do aparelho, um componente essencial para seu desempenho.
Esse fluído é responsável pelo funcionamento do sistema de refrigeração, transformando o ar quente em frio. Sem ele, o ar-condicionado perde sua eficiência de climatização. Para entender o processo de alteração do estado físico (líquido ou gasoso) no processo condicionador, leia nosso post sobre como funciona o aparelho.
Fato é que você precisa ficar de olho no gás do ar-condicionado para garantir sua boa performance. Pensando em esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto, preparamos este artigo! Continue a leitura:
Quais os principais tipos de gás?
No mercado existem diferentes opções de fluídos que garantem a climatização de ambientes, mas são considerados melhores aqueles que não emitem clorofluorcarbono (CFC). Isso porque o CFC é uma substância tóxica para as pessoas e o meio ambiente. Atualmente os principais tipos de gás são:
R-22
Um dos mais usados em ar-condicionado, esse fluído apresenta ótimo desempenho para aparelhos de baixa e média capacidade.
R-407C
Alternativa ecológica e que ajuda a economizar na conta de luz, bastante comum em modelos split. Os aparelhos compatíveis com esse gás costumam custar até 30% a mais, mas esse preço é facilmente recuperado ao evitar altos gastos de energia elétrica.
R-410A
Gás ecológico e seguro, por não emitir CFC e nem ter composição inflamável ou tóxica.
Quanto tempo dura o gás?
Tudo dependerá da qualidade da instalação e manutenção do aparelho. Quando realizadas de maneira correta, o gás do ar-condicionado passa apenas por alterações de estado físico e não há perda de sua quantidade.
Ou seja, ao manter os cuidados adequados com todo o sistema refrigerador, é possível prolongar a durabilidade do fluído por um longo tempo.
No entanto, o que pode ocorrer é o vazamento do gás. Nesse caso, o aparelho perde sua eficiência ou até mesmo passar não ligar mais. Para resolver o problema, é necessário contatar um profissional que identificará a origem do vazamento, fará o reparo e a reposição de gás do ar-condicionado.
Outra situação possível são danos à tubulação ou envelhecimento do sistema. Ainda, há casos em que o fluído vem em quantidade insuficiente de fábrica.
Como detectar um vazamento de gás?
Geralmente, o primeiro sinal de vazamento de gás é o mau funcionamento do aparelho, que passa a perder sua eficiência de refrigeração. Se esse problema ocorre há bastante tempo, o ar-condicionado não ligará ou desligará rapidamente. Ao perceber esses sinais, o ideal é que você entre em contato com um profissional especializado em climatização para fazer os testes e reparar o dano.
Deu para ver que apenas com cuidados simples na hora da instalação e durante as manutenções preventivas você pode prolongar por bastante tempo a duração do gás do ar-condicionado, não é mesmo? Além disso, é fácil identificar quando os vazamentos acontecem e consertá-los para que o aparelho funcione com o bom desempenho!Agora, conheça nossa linha completa de limpeza para manter os cuidados com seu ar-condicionado em dia!
Deixe um comentário