Querosene para limpeza? Não! Veja 4 razões para usar desengraxantes!
Embora seja comum o uso de querosene para limpeza, esse método é pouco eficaz e muito perigoso. Frequentemente, as pessoas são atraídas pelo elevado poder de solvência dessa substância. No entanto, essa característica não significa uma boa limpeza.
Esse derivado do petróleo exige medidas de segurança rigorosas, como o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Afinal, ele pode causar irritações na pele, no sistema respiratório e até mesmo lesões neurológicas.
Porém, temos uma excelente notícia! Neste post, vamos mostrar que existem produtos mais eficientes e seguros. Confira!
Entenda os perigos do querosene para limpeza
O querosene não é um método de desengraxe eficaz, mas esse não é o seu maior problema. Na realidade, derivados do petróleo como thinner, aguarrás e o próprio querosene são altamente inflamáveis.
Ou seja, mexer com eles é sempre uma possibilidade de incêndios e explosões. Ainda mais em uma indústria, com outros equipamentos e fatores influenciando segurança. Além disso, eles podem causar intoxicação quando inalados.
Veja 4 razões para preferir o desengraxante alcalino
Os desengraxantes alcalinos apresentam muitas vantagens em relação ao querosene para limpeza. Afinal, os primeiros produtos são mais seguros e contam com uma ação umectante de elevada potência.
Assim, eles penetram na sujeira de forma muito rápida e profunda. Como resultado, até a gordura mais difícil é removida com agilidade.
Contudo, há outros diferenciais. Por exemplo: o desengraxante alcalino pode ser aplicado em máquinas pesadas da indústria, em motores de caminhões e em pisos de fábricas. Você também pode utilizá-los para limpar peças metálicas e aço inox.
E ele também serve para equipamentos agrícolas, colmeias, trocadores de calor e aparelhos de refrigeração.
Desse modo, muitas oficinas, lava-rápidos e postos de gasolina estão escolhendo o desengraxante alcalino como solução de limpeza. Mas os desengraxantes têm mais benefícios do que os citados. Acompanhe alguns deles!
1. Querosene para limpeza é inflamável
Como já dissemos, os derivados de petróleo são inflamáveis. Desse modo, eles deixam uma área mais exposta a incêndios e explosões. Por isso, não são raros acidentes com querosene que resultam em queimaduras graves.
2. Produto à base do petróleo faz mal à saúde
O querosene para limpeza pode irritar os pulmões, causando desde simples falta de ar a tosses e asfixia. Desse modo, ele compromete a qualidade do ar, especialmente em ambientes fechados.
Por isso, podemos dizer com tranquilidade que é possível manter os ambientes limpos com muito mais segurança. Para isso, a troca do querosene pelo desengraxante alcalino é a melhor solução.
3. Querosene tem descarte prejudicial ao meio ambiente
Assim como os demais solventes derivados do petróleo, o querosene não é biodegradável. Desse modo, após seu uso, ele exige um descarte complexo, que não pode ser simplesmente despejando em lixeiras.
Porém, infelizmente, acontecem muitos casos de destinação irregular de querosene, um enorme risco para a natureza.
4. Querosene para limpeza não desengraxa direito
O querosene para limpeza não tem um efeito desengraxante porque ele é um tipo de gordura. Entretanto, trata-se de uma gordura que não se dissolve na água. Com isso, o querosene não evapora completamente depois de aplicado.
Ou seja, a superfície permanece com oleosidade residual. Para fazer um teste, experimente enxaguar a área que recebeu o querosene. Você verá que, ao invés de escorrer livremente, a água formará gotas que não sairão do local. Isso significa que os óleos não são totalmente removidos.
Portanto, o querosene para limpeza não é a melhor solução para limpar oleosidades. Nesse contexto, prefira os desengraxantes alcalinos. Afinal, eles são seguros, ambientalmente corretos e muito eficazes.
Além disso, aqui na Gatti Química você encontra o produto certo para cada tipo de necessidade.
Quer saber mais alternativas de combate à sujeira nas empresas? Então leia também nosso artigo sobre produtos essenciais para limpeza profissional!
Deixe um comentário