Sofá de veludo: chances no setor de higienização

Publicado em 26 de novembro de 2019
Sofá com metade do estofado limpo em um fundo azul

O mercado moveleiro no Brasil engloba cerca de 22,5 mil empresas, que geram 250 mil postos de trabalho, segundo o Sebrae. Desse modo, trata-se de um dos segmentos mais fortes da economia nacional. Dentro dessa gama, está também o setor de estofados. Se você parar para pensar, todo o volume de estofados produzido, cedo ou tarde, terá de ser limpo. Assim, surgem chances comerciais diversas para os serviços de higienização desses itens, que estão cada vez mais especializados. Nesse sentido, o sofá de veludo representa uma boa oportunidade de novos contratos para a limpeza.

Afinal de contas, as pessoas geralmente compram o sofá de veludo pelo seu conforto e sofisticação. Por esse motivo, ele é uma peça importante em qualquer layout.

Diante disso, muitas famílias querem dar um up na decoração com economia de dinheiro. Afinal de contas, a aparência do móvel, depois dos processos de limpeza, fica praticamente renovada. Quer saber mais sobre como ganhar dinheiro com esse serviço? Então confira nosso post!

Demanda de mercado

Tecidos como linho, camurça e veludos são muito difíceis de serem limpos sem estragar. Por causa dessa característica, muitos clientes têm receio de lavar sozinhos em casa. Na verdade, cada tipo de estofado requer uma técnica de higienização própria, com produtos específicos. Nesse contexto, o veludo, por exemplo, precisa ser lavado com detergentes neutros. No entanto, as pessoas têm pouco tempo e desconhecem esses processos, o que amplia a demanda por esse atendimento.

O mercado de higienização de sofá de veludo pega carona no potencial de vendas do próprio móvel, que não é pequeno. Esse tipo de mobília oferece muitas benefícios ao consumidor: requinte, diversidade de cores e design, conforto, aquecimento do ambiente etc. Como consequência, o campo da lavagem dessa peça acaba fortalecido. Geralmente, os próprios fabricantes de sofá de veludo aconselham os clientes a fazer o processo de remoção de sujidades mais profundas pelo menos 2 vezes por ano.

Benefícios da lavagem de sofá de veludo

A higienização profissional do sofá de veludo proporciona muito benefícios aos clientes, como a extração de manchas com segurança. Além disso, uma limpeza bem-feita melhora até a saúde, com a diminuição de poeira e detritos. Isso sem contar a beleza do móvel, que fica preservada por mais tempo. Por essa razão, podemos dizer que esses serviços têm muito a oferecer ao mercado. Veja algumas das recompensas que você pode usar para divulgar seu trabalho:

  • Saúde: o sofá de veludo é realmente muito bonito, mas também conhecido por acumular sujeira. Nesse contexto, a lavagem elimina ácaros, bactérias, germes e demais micro-organismos nocivos;
  • Estética: um sofá de veludo é uma peça imponente, de muita personalidade. Por esse motivo, se ele ficar sujo, não passará despercebido, uma vez que chama muito a atenção. Ou seja, com a limpeza, dá para recuperar o aspecto de novo, dando novos ares para a sala do cliente;
  • Cores preservadas: como a lavagem é realizada com materiais adequados, os tons do móvel não sofrem tanto com o desbotamento. Além disso, a própria sujeira interfere na coloração do estofado. Em outras palavras, a higienização aumenta o tempo de vida útil do sofá de veludo.

Montagem de uma empresa de higienização de sofá

Uma empresa de higienização de sofás precisa ser planejada antes de abrir as portas, como qualquer outro negócio. Por essa razão, comece pedindo ajuda de um contador ou do Sebrae para registrar oficialmente seu empreendimento. Nesse sentido, você pode escolher a tributação individual ou então outro tipo de sociedade jurídica que for mais conveniente. Assim, acompanhe algumas dicas do que fazer para entrar nesse ramo!

Confira os documentos necessários

Pode haver uma variação na necessidade de documentos conforme a prefeitura escolhida para funcionar. Por isso, é importante se informar muito bem antes de iniciar as atividades. Entretanto, alguns registros frequentemente são pedidos. Diante disso, separamos alguns deles para você ir adiantando:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Inscrição na Fazenda Estadual;
  • Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento;
  • Inscrição na Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Registro no Corpo de Bombeiros que comprova as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio;
  •  “Habite -se” da Prefeitura;
  • Registro na Secretaria de Saúde da cidade em questão.

Quantifique o capital de giro

Antes de começar seu negócio de lavagem de sofá de veludo, faça um planejamento financeiro para descobrir o capital de giro necessário para os primeiros meses. Isso depende de variáveis como localização, demanda e concorrência. Quanto mais dinheiro você tiver em caixa, mais vantagens podem ser obtidas:

  • Consegue pagar fornecedores à vista e barganhar descontos;
  • Pode dar um prazo maior de pagamento aos clientes;
  • Tem mais condições de trabalhar com ofertas e se tornar mais conhecido.

Escolha os produtos de limpeza adequados

Na higienização de estofados, a boa reputação do prestador de serviços está profundamente ligada à qualidade dos materiais de limpeza. Por esse motivo, tenha muito cuidado ao selecionar seus produtos.

Afinal, o sofá de veludo precisa de um detergente específico, com PH equilibrado. Assim, é simples entregar um sofá de veludo cheiroso, com cores vibrantes, sem manchas e macio.

Portanto, a higienização de estofados, principalmente de sofá de veludo, é um mercado promissor, que pode movimentar seu negócio. Assim, tomando alguns cuidados para se diferenciar da concorrência e garantir a qualidade, você tem tudo para se tornar um sucesso em um novo nicho!

Que tal saber mais sobre novidades de higienização? Então leia também nossas dicas com 3 formas de eliminar fungos e bactérias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *