Como seguir carreira de técnico de refrigeração
Para tentar driblar os altos níveis de desemprego, os profissionais precisam se desdobrar e encontrar novos nichos e novas alternativas no mercado de trabalho. Uma das opções que vem ganhando bastante força é a carreira de técnico de refrigeração.
Esse profissional precisa ser capacitado o suficiente para atuar com maestria nos mais diversos segmentos e operar muitos tipos diferentes de equipamentos. É justamente por isso que ele precisa ter uma formação sólida e qualificada.
Veja no artigo de hoje o que você precisa fazer para conseguir ingressar nessa área.
O que faz um técnico em refrigeração?
Entre algumas das suas responsabilidades estão o planejamento e execução de projetos de instalação e manutenção de sistemas de refrigeração seguindo a legislação e as normas técnicas, ambientais, de saúde e de segurança no trabalho.
Justamente por atuar nesses segmentos, a demanda por esse profissional está cada vez mais alta, tanto no ramo residencial quanto no ramo industrial.
De acordo com o site Glassdoor, que pesquisa o salário das mais diversas profissões no país, o salário médio de um técnico em refrigeração gira em torno de R$ 2.500.
Além disso, um dos diferenciais da carreira está no fato de que o profissional tem a opção de trabalhar para terceiros ou montar o seu próprio negócio e seguir de maneira autônoma.
Como se tornar um técnico de refrigeração?
Para ingressar nesse mercado de refrigeração, em primeiro lugar é preciso buscar um curso técnicopara se especializar na área. Essa é uma alternativa que traz um aprendizado rápido e o profissional sai preparado para executar as atividades do dia a dia e com conhecimento teórico e prático.
Uma boa sugestão são os cursos oferecidos pelo SENAI. Eles formam profissionais capacitados a atuar no mercado de trabalho e possuem uma ótima infraestrutura de ensino.
Para mais informações, consulte o site ou unidade do SENAI da sua cidade.
Não se esqueça que, mesmo depois de formado, é fundamental que você se mantenha atualizado sobre a área, já que a todo o momento surgem novas tecnologias que podem ser aplicadas no dia-a-dia do profissional de refrigeração.
Qualificação é o primeiro passo
Somente com a devida qualificação, os profissionais que querem seguir a carreira de técnico de refrigeração serão capazes de oferecer uma prestação de serviços de qualidade, com suas atenções voltadas para o meio ambiente e com práticas de trabalho cada vez melhores, satisfazendo todas as necessidades e anseios dos clientes.
Outro detalhe que você precisa se atentar caso deseje ingressar nessa carreira, está relacionado aos equipamentos de segurançaque o profissional deve utilizar. Então já aproveite e leia nosso artigo sobre quais EPIs o técnico em refrigeração precisa utilizar ao trabalhar com ar condicionado.
Deixe um comentário