Técnico em refrigeração: como usar as redes sociais para divulgar o seu serviço

Publicado em 07 de dezembro de 2018
tecnico em refrigeração

Como técnico em refrigeração, é muito importante que você esteja ativo nas redes sociais. Afinal, lá que os seus potenciais clientes podem conhecer o seu trabalho. Então, nós abordaremos três dos principais sites acessados pelos brasileiros para que você aprenda a interagir com o seu público-alvo e consiga captar novos clientes.

Por que é tão importante que o técnico em refrigeração esteja nas redes sociais?

  • Credibilidade

Se as suas mídias sociais estiverem sempre atualizadas, o consumidor nota um valor a mais no seu negócio. Esse posicionamento faz sua marca ter mais credibilidade no mercado.

  • Monitoramento profissional

As redes sociais são um canal para você saber o que as pessoas estão pensando sobre o seu trabalho, como uma espécie de termômetro. Também há a possibilidade de interação com seus clientes agradecendo elogios, encaminhando reclamações e criando assim um relacionamento.

  • Conheça o seu público-alvo

Por meio dos relatórios, que a maioria das redes oferece, é possível entender qual é a faixa etária mais participativa, onde moram seus seguidores, que tipo de conteúdo eles mais acessam, em que horário etc. Dessa forma, você pode traçar um das pessoas que te acompanham digitalmente e criar um conteúdo relevante para eles.

  • Engajamento

Por meio de conteúdo de qualidade e um trabalho de relacionamento com os consumidores você pode começar a ter fãs da marca. Esses usuários acabam se tornando porta-vozes do seu negócio, disseminando suas ações e sendo excelentes agentes a favor da marca.

  • Seja Referência

Se o seu cliente perceber uma produção constante de conteúdos interessantes sobre o seu segmento, oferecendo posts, artigos, cases, e-books, vai começar a enxergá-la como alguém com autoridade sobre determinados temas e assim a marca vira referência de conteúdo.

Agora que você entendeu a importância da presença on-line, chegou a hora de aprender a colocar isso em prática em três grandes redes sociais: Facebook, YouTube e Instagram.

Facebook

  • Fanpage

Essa é uma plataforma valiosa que permite engajamento com mais facilidade. Afinal, curtir e compartilhar posts já são, praticamente, instintos naturais.

  • Conteúdos relevantes

É interessante para as pessoas que curtem a sua fanpage saberem mais sobre o seu segmento. Assim, elas perceberão que seguir o seu trabalho agrega culturalmente. Diante disso, siga a Lei do Pareto: para cada dois de divulgação do seu serviço como técnico em refrigeração, crie outros oito com intuito de apenas informar e interagir.

  • Invista em anúncios pagos

O Facebook permite que seus usuários impulsionem as publicações por meio de anúncios pagos (Facebook Ads). As campanhas são segmentadas por idioma, localidade, gênero, idade e interesses, e você pode definir um investimento acessível.

YouTube

  • Planeje seus vídeos

As produções audiovisuais têm se tornado cada vez mais importantes para a divulgação de uma marca. Por isso, crie o seu canal e planeje suas pautas com foco na variedade para aos poucos perceber as preferências do seu público. Lembre-se de que os assuntos devem ser relevantes para aqueles que você deseja atrair.

  • Gravação e edição

Principalmente para quem não tem experiência em frente a câmera, desenvolva um roteiro para não se perder. Durante a gravação, tente passar uma imagem relaxada e confortável. Por fim, incentive o engajamento dos seus telespectadores.

Na edição, crie sua própria vinheta com sua marca registrada, deixe uma música de fundo em volume baixo e escreva termos importantes nas legendas, para que assim o espectador assimile o conteúdo com mais facilidade.

  • Palavras-chave

Use o planejador de palavras-chave do Google para entender quais delas estão em alta. Assim, quando os usuários do YouTube pesquisarem por assuntos já desenvolvidos por você, seu canal aparecerá nas buscas.

  • Divulgue

Utilize outras redes sociais para divulgar seu trabalho audiovisual e convide canais do mesmo segmento para parcerias.

Instagram

  • Perfil

Use o seu logo como avatar, adicione em poucas palavras a proposta da empresa e o link para o seu site. Assim, você facilitará o acesso aos seus seguidores.

  • Imagens

Publique fotos da sua rotina de trabalho, trabalhos já entregues ou imagens relacionadas ao segmento. Porém, atente-se a qualidade dessas imagens, pois elas devem “seduzir” o seu cliente.

Não esqueça das hashtags (#), pois elas serão essas palavras-chave que te levarão a um hall de marcadores de conteúdo, indicando um contexto pré-estabelecido.

  • Stories

Por fim, o principal objetivo é destacar os momentos que realmente representam o seu trabalho como técnico em refrigeração. Agora, com a nova atualização do aplicativo, você tem a possibilidade de criar enquetes. Dessa forma, você conseguirá entender melhor o seu público e terá uma interação maior.

Veja também “Profissional de Refrigeração: Saiba a importância de Fidelizar os Clientes

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