Use ventilador e ar condicionado para economizar energia elétrica
Nos dias de altas temperaturas, o ar condicionado ainda é uma das opções mais eficazes para manter os ambientes com clima refrescante. O que é um problema para muitas pessoas, porém, são os aumentos na conta de luz devido ao uso desse aparelho. Mas você sabia que utilizando o ventilador, especialmente o de teto, ao mesmo tempo do ar condicionado, é possÃvel economizar energia elétrica?
Pode até parecer estranha a ideia de que ligar dois aparelhos possa reduzir o custo, porém, vamos explicar a você por que e como poupar energia elétrica com essa técnica! Continue a leitura e entenda neste post:
Economia de até 5% a cada 1ºC
Quando o ventilador de teto e o ar condicionado trabalham juntos, o desempenho deles é potencializado. Isso porque o ventilador se encarrega de concentrar o ar frio mais próximo ao chão da sala, além de fazer com o que o frescor gerado pelo ar condicionado seja distribuÃdo por todo o espaço rapidamente, promovendo maior perda de calor.
Nesse processo, pode-se economizar de 3% a 5% de energia elétrica por grau centÃgrado. O aumento de 2ºC no termostato, portanto, é capaz de poupar até 10% na conta de luz!
Funciona da seguinte maneira: se você ajustar seu ar condicionado a 20ºC e não ligar seu ventilador de teto, por exemplo, a sensação térmica no ambiente se manterá em 20ºC. Agora, ao usar os dois aparelhos, você poderá aumentar a temperatura para 22ºC e, ainda assim, conseguir a sensação térmica de 20ºC e a economia de 10%.
O resultado, no entanto, também depende do modelo do seu ar condicionado e da maneira como ele é utilizado. Veja, a seguir, algumas dicas de boas práticas de uso desse aparelho para garantir a eficiência do seu funcionamento:
Boas práticas de uso do ar condicionado
Primeiramente, é bastante importante atentar-se à escolha do ar condicionado no momento da compra. Leve em consideração o custo-benefÃcio do aparelho, sua marca, consumo de energia e capacidade de refrigeração.
Depois, não se esqueça de tomar algumas medidas que contribuam para o bom desempenho do dispositivo. Na instalação, prefira deixá-lo em uma altura mais baixa do que a do ventilador, isso fará com que a fonte quente de um não interfira no sistema do outro.
Para não errar na hora de economizar energia elétrica, outro ponto que merece atenção é quanto ao ambiente que será refrescado. Ele deve estar totalmente isolado, com portas e janelas bem fechadas, e o termostato tem de ser ajustado aos poucos, levando em conta o clima. Quando não houver mais ninguém no lugar, lembre-se de desligar os aparelhos.
Viu só como pode ser fácil economizar energia elétrica sem abrir mão do conforto em dias quentes? Seguindo estas dicas, certamente você conseguirá se refrescar enquanto evita os grandes aumentos na conta de luz!
Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a poupar energia usando ar condicionado e ventilador ao mesmo tempo.
Deixe um comentário