Você utiliza seu aparelho de ar condicionado de forma consciente?

Publicado em 04 de maio de 2018
economia

A Gatti Química deseja conscientizar seus consumidores para usarem seus aparelhos de forma consciente. Isso ajudará na diminuição do consumo de energia e também na economia do aparelho.

A seguir, leia 10 variáveis que influenciam na utilização do ar condicionado de forma eficaz, visando desempenho e economia:

  1. Consumo Mensal

O uso de um ar condicionado pode contribuir para o aumento do consumo de energia em cerca de 30% durante o verão na comparação com o inverno.

  1. Potência

Os fabricantes do equipamento aconselham multiplicar 600 BTU (unidade de medida utilizada no aparelho) por metro quadrado do ambiente a ser refrigerado.

  1. Ambiente Inserido

Tudo o que traz calor para o local exigirá mais do aparelho de ar condicionado, desde iluminação até a quantidade de equipamentos elétricos.

  1. Temperatura

Mantenha uma temperatura confortável, entre 21ºC e 22ºC, e espere um tempo maior para que o ambiente seja refrigerado de forma gradativa e haja economia de energia.

  1. Aparelhos inverter

Essa tecnologia permite que o aparelho regule o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor.

  1. Ambiente fechado

Quando o ar condicionado estiver ligado, as janelas e portas do cômodo devem estar totalmente fechadas para evitar a troca rápida de calor com o ambiente externo.

  1. Desligamento durante a madrugada

Pode ser feito através do timer, que programa o desligamento automático. Assim, há uma economia, já que o ambiente tem resfriamento natural.

  1. Segurança

Faça as adequações necessárias na fiação elétrica para trazer economia e um cuidado com a segurança.

  1. Inmetro

O site do Inmetro possui uma tabela com o consumo de energia de todos os aparelhos homologados pelo instituto. Podem receber o Selo A do Procel de acordo com economia e eficiência.

  1. Adequação de carga

A distribuidora de energia precisa saber o quanto cada imóvel realmente pode usar de energia para preparar uma rede elétrica e não causar sobrecarga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *